Alecrim: Para que serve o tempero e como usar
O tempero alecrim é uma erva popular usada na culinária para adicionar sabor aos alimentos. Mas, embora seu potencial culinário não tenha limites, o que não é tão conhecido é que o alecrim também tem muitos benefícios para a saúde. Assim, as folhas de alecrim são frequentemente usadas como tempero para alimentos, especialmente na culinária mediterrânea e italiana. Além disso, como são aromáticas, elas também podem ser adicionadas ao sabor de carnes e sopas.
A erva também é um ótimo complemento para os acompanhamentos, como vegetais. Ou seja, uma xícara de 40 gramas de alecrim contém:
- Calorias: 52
- Carboidratos: 8,3 g
- Proteínas: 1,3 g
- Lipídios: 2,3 g
- Fibras: 5,6 g
- Vitamina C: 8,7 mg
- Cálcio: 127 mg
- Potássio: 267 mg
- Sódio: 10 mg
Leia também: Manjericão: Para que serve, propriedades e como usar
Benefícios do tempero alecrim
O alecrim é rico em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante. Ou seja, que agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas.
Aromaterápico
O óleo de alecrim é frequentemente usado na aromaterapia. Mas, é indicado para melhorar a circulação sanguínea e revitalizar os tecidos. Ajuda na retenção de água e flacidez. Além disso, como é um óleo estimulante, é indicado logo pela manhã para dar mais disposição. É bom para quem tem pressão baixa, tonturas ou fraqueza, além de ajudar a fortalecer e dar brilho aos cabelos e combater a caspa. Assim, é considerado o óleo dos estudantes. Pois, aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho e de criação.
Leia também: Os temperos e ervas mais saudáveis para incluir na dieta
Como consumir o tempero alecrim
A erva pode ser ingerida in natura, como tempero, em pó ou ser usada na forma de óleo. Combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.
Como cultivar
O alecrim gosta de solo pedregoso e arenoso, pouca água e muita luz. Por outro lado, ele sofre em altas temperaturas.