Quais os benefícios de usar alecrim no cabelo?

Saúde
30 de Novembro, 2021
Quais os benefícios de usar alecrim no cabelo?

Muito se fala sobre o uso de ervas e óleos naturais nos cuidados com o cabelo. Mas será que isso realmente é efetivo? Pois bem, hoje vamos falar sobre os usos — e os benefícios — do alecrim no cabelo.

O alecrim é uma erva muito comentada quando o assunto é cabelo por um motivo. O seu extrato possui propriedades dermopurificantes, tonificantes, anti-sépticas e de estímulo celular. “No couro cabeludo, estimula a circulação e auxilia no crescimento capilar, possui ação anticaspa, previne a queda e confere brilho aos cabelos”, diz Savio Gonçalves, técnico oficial da Haskell Cosméticos.

Quer mais detalhes? Então, anota aí: sabidamente, o extrato de alecrim é rico em antioxidantes, como a vitamina C, e minerais, como o potássio e o cálcio. Não só isso, mas a plantinha ainda tem ácido rosmarínico, um ingrediente conhecido pela ação anti-inflamatória e bactericida.

Fora isso, a pergunta que não quer calar é: e na prática? O extrato de alecrim realmente funciona? A resposta é: sim! Isso porque a substância trata do couro cabeludo, de forma que estimula a circulação sanguínea e, como consequência, auxilia no crescimento capilar.

Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir os cabelos brancos

Alecrim no cabelo: Como usar

“Produtos à base de alecrim são muito eficientes para tratamentos de alterações no couro cabeludo e muito bem-vindos para quem deseja crescimento de cabelo e eliminar caspas”, continua. “O ideal é seguir as orientações que vêm no rótulo de cada produto e utilizar cada item para o fim a que ele se destina”.

A boa notícia é que o uso do alecrim não tem contraindicações quando o assunto é o cuidado capilar, no entanto, é essencial buscar por produtos que tenham sido dermatologicamente testados. Isso reduz as chances de alergias e garante a segurança da aplicação.

Se você ficou na dúvida sobre como usar essa preciosidade nos fios, então, fique ligado: quando se fala no extrato ou no óleo essencial de alecrim (a diferença entre os dois é a forma de extração e a concentração), é importante diluí-los nos seus produtos favoritos (como cremes de hidratação), antes de aplicá-los nos fios ou no couro cabeludo.

No mercado, já existem shampoos e condicionadores que vêm com esse ingrediente na composição, o que facilita a aplicação no dia a dia. Mas, como aconselhou Savio, o principal, nesses casos, é buscar por produtos certificados e dermatologicamente testados e usar cada item de acordo com as recomendações da embalagem.

Leia também: Cuidados com os cabelos durante e depois dos treinos

Fonte: Savio Gonçalves, técnico oficial da Haskell Cosméticos.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas

check-up ginecológico
Bem-estar Saúde

Check-up ginecológico: quais exames a mulher deve realizar anualmente?

A rotina de exames permite diagnóstico rápido para diversas doenças, ampliando as chances de um tratamento eficaz