Air fryer é saudável? Veja se vale a pena ter fritadeira sem óleo

Alimentação Bem-estar
05 de Maio, 2020
Air fryer é saudável? Veja se vale a pena ter fritadeira sem óleo

Chamada em português de “fritadeira sem óleo”, a panela air fryer vem ganhando mais popularidade quando o assunto é preparar refeições mais saudáveis.

Basicamente, air fryer propõe fritar os alimentos sem que óleo seja usado. O “milagre” da fritura sem óleo é, na verdade, fruto de um mecanismo simples. O alimento é aquecido e cozido por meio de um sistema de resistência elétrica. É um tipo de cozimento chamado convecção, que garante aparência e crocância de fritura.

Elas funcionando de modo similar às churrasqueiras e grelhas elétricas e, por geralmente não necessitar de óleo ou azeite para funcionar, as refeições tendem a ser menos calóricas.

Pode-se fazer de tudo na air fryer: desde legumes, vegetais, carnes, peixes, até doces, como granolas. Desse modo, a fritadeira caiu no gosto de quem pretende perder peso.

Leia também: Fritura faz mal mesmo?

Air fryer é saudável? Vantagens e desvantagens

Em geral, a fritadeira sem óleo é vantajosa em relação aos demais métodos fritura, pois os alimentos preparos nela costumam ser menos calóricos e menos gordurosos. Além disso, o preparo costuma ser mais rápido.

Por exemplo, uma coxa de frango frito contém cerca de 250 calorias e 19 gramas de gordura. Enquanto a versão na air fryer tem 135 calorias e 5 g de gordura.

Contudo, também há desvantagens em seu uso: devido à alta temperatura (podendo atingir até 300°C), muitos dos nutrientes dos alimentos podem ser perdidos, reduzindo os valores nutricionais. 

Além disso, devido ao possível superaquecimento dos alimentos, é possível que eles produzam uma substância chamada acrilamida, que pode provocar o desenvolvimento de células cancerígenas. Em especial, alimentos ricos em amido podem ter essa reação, ou seja, batata e demais tubérculos.

Para evitar que isso aconteça, é indicado cozinhar os alimentos por pouco tempo e em temperaturas baixas. Por isso, a recomendação é evitar programar a fritadeira elétrica para uma temperatura muito alta antes do preparo.

Por fim, a air fryer não é mais saudável do que a maioria dos métodos de cozimento tradicionais, como assar ou grelhar. Portanto, ao usar a fritadeira preparar empanados e hambúrgueres congelados, o método passa a não ter grandes vantagens.

Leia mais: Como o cozimento afeta os nutrientes da comida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina