Água com hortelã emagrece? Conheça os benefícios da bebida

Alimentação Bem-estar
18 de Abril, 2022
Água com hortelã emagrece? Conheça os benefícios da bebida

Tomar água com limão logo pela manhã se popularizou como uma grande aliada para impulsionar o metabolismo e acelerar o emagrecimento. Agora, uma nova mistura aparece como potente para quem quer diminuir os quilos extras: água com hortelã. Mas, será que água com hortelã emagrece?

Embora a alegação não seja necessariamente perigosa (afinal, é apenas água de com hortelã), parece boa demais para ser verdade. Aqui, desvendamos se essa combinação é realmente o elixir de perda de peso mágico que as pessoas tanto buscam. 

Água com hortelã emagrece: verdade ou mito

A água com hortelã por si só não causa perda de peso real. No entanto, se esta bebida está substituindo uma bebida mais calórica, como café com açúcar ou suco de frutas, isso resulta em um déficit calórico. Então, ela pode ajudar a perder peso.

Além disso, beber mais água em geral e se manter bem hidratado durante todo o dia também ajuda a potencializar o emagrecimento.  Pois, nossos corpos interpretam a sede como fome, por isso, se você não está bebendo água suficiente, pode pensar que está com fome e conseguir um lanche extra quando realmente está com sede.

O truque de hortelã pode ainda ajudar pessoas que não gostam do sabor da água a beber mais. 

Por fim, mesmo sem poder afirmar que água com hortelã emagrece, a bebida é excelente para os momentos de indigestão. Uma explicação possível é que o mentol na hortelã pode relaxar os músculos, aliviando cólicas e dores no estômago. Portanto, a erva contém o composto monoterpeno L-mentol, que bloqueia os canais de cálcio no músculo liso do intestino delgado para produzir um efeito antiespasmódico no trato gastrointestinal para relaxar o músculo.

Receita de água de hortelã

Ingredientes

  • 500ml de água
  • 10 folhas de hortelã

Modo de preparo

Lave as folhas de hortelã. Feito isso, coloque-as em uma panela com água e deixe ferver. Retire do fogo e coe o conteúdo obtido. Por fim, a bebida deve ser consumida em temperatura morna ou gelada. 

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros