Adubo líquido: o que é e como fazer em casa
Os métodos para adubar plantas e hortas estão sempre evoluindo! Agora, esse trabalho não é exclusivo do tradicional pó de fertilizar a terra. A compostagem também ganhou espaço, mas além dela, o adubo líquido se tornou uma opção prática!
O adubo líquido é o mesmo que o comum, só muda a forma. Para quem gosta de trabalho rápido e eficaz no dia a dia, esse fertilizante é mais prático. Além disso, o adubo líquido distribui igualmente a quantidade de nutrientes e minerais nas plantações e hortas.
Leia também: Adubo caseiro pode ser feito a partir de cascas de frutas e verduras
Bombas, pulverizadores ou fertirrigação são ótimos meios de uso do adubo líquido. O método também traz benéficos para trabalhadores e produtores rurais. Uma dica que ajuda a manter os nutrientes do adubo é não armazenar a solução por mais de 3 meses. Contudo, nem sempre o cheiro forte do fertilizante significa que ele estragou. Por ficar em garrafas e muito tempo fechado, gases se formam e, por isso, o odor pode ficar desagradável.
Como fazer adubo líquido caseiro
Para fazer o adubo líquido, o ideal é usar os restos de materiais orgânicos que sobram das refeições! Por exemplo, você pode utilizar cascas de banana, ovos, vegetais e até leite. No caso do leite, basta diluir 100 ml da bebida em 1 litro de água. Logo após, estará pronto para uso. Aplique o líquido diretamente no solo ou com a ajuda de um borrifador.
O mesmo serve para as borras de café, que podem ser misturadas na água. Em seguida, deixe descansar por uma semana, e depois use como fertilizante natural para as plantas. A versão tradicional também está disponível em empresas de agronomia ou lojas on-line. A cada 15 dias, o fertilizante deve ser reaplicado. Contudo, evite usar em época de floração. No último caso, aplique apenas nas raízes.