Acupuntura pode diminuir dor de cabeça tensional, diz estudo

Bem-estar Equilíbrio
27 de Junho, 2022
Acupuntura pode diminuir dor de cabeça tensional, diz estudo

A acupuntura é uma das principais práticas da medicina alternativa. Ela consiste, sobretudo, na aplicação de agulhas em partes estratégicas do corpo. Os benefícios englobam tanto o alívio de incômodos físicos quanto a melhora de questões emocionais. Recentemente, um estudo publicado na revista científica Neurology, da Academia Americana de Neurologia, descobriu que a acupuntura diminui a dor de cabeça tensional. Mais especificamente, o tratamento reduz os dias nos quais o indivíduo que possui dor de cabeça crônica sofre com as crises.

A pesquisa se deu, primeiramente, por meio da participação de 218 voluntários. Todos tinham o diagnóstico de dor de cabeça crônica. Eles revelaram sofrer, em média, entre 11 e 22 dias com os sintomas da cefaleia. Ying Li, especialista de Medicina Chinesa Tradicional na Universidade de Chengdu, foi quem liderou o estudo. Em primeiro lugar, ele escolheu, de forma aleatória, alguns dos participantes para serem submetidos a sessões de acupuntura verdadeira e outros para sessões superficiais. 

Os participantes realizaram duas a três sessões por semana, durante dois meses. O líder da pesquisa os acompanhou por mais seis meses e pediu que eles escrevessem as dores, os sintomas e o uso de medicamentos que fizessem diariamente. Por fim, os registros revelaram que os voluntários diminuíram, em média, 50% dos dias de crise.

Resultados

Aqueles que receberam a acupuntura verdadeira apresentaram uma redução de 20 para sete dias de dores de cabeça por mês. Já os participantes que participaram de sessões de acupuntura superficiais reduziram as crises de 23 dias por mês para 12.

“As dores de cabeça do tipo tensional são um dos tipos mais comuns. Pessoas que têm muitas dessas dores buscam alternativas à medicação. Nosso estudo descobriu que a acupuntura reduz o número médio de dias com dores de cabeça por mês entre aqueles que enfrentam crises dolorosas e perturbadoras”, explicou Li.

Acupuntura diminui dor de cabeça: outros possíveis benefícios

Além da dor de cabeça, acredita-se que a acupuntura pode ajudar a controlar os incômodos causados por outras doenças crônicas, como: fibromialgia, dor nas costas e dores causadas pelo câncer. Além disso, a técnica melhora o sono e a ansiedade, uma vez que induz a ativação cerebral e causa um relaxamento no corpo e na mente.

A prática milenar é bastante usada no tratamento da dor musculoesquelética local, já que melhora o fluxo sanguíneo cerebral. Ela também está ligada a um aumento da disposição e ao reforço do sistema imunológico.

Apesar de ser segura e não ter contraindicações, lembre-se de procurar um profissional capacitado e de qualidade para realizar as sessões.

Outros tipos de medicina alternativa 

Existem, ainda, outras formas de medicina alternativa que garantem diversos benefícios para a saúde. A ayurveda, por exemplo, é um método que tem como objetivo cuidar do corpo e da mente como um todo. Ela envolve a prática de yoga, meditação, massagem, uso de ervas e dieta balanceada.

Já a aromaterapia faz uso dos óleos essenciais com o intuito de restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional. Isso acontece por meio do olfato, no momento em que as propriedades de cada óleo chegam até o sistema nervoso.

Leia também: Técnica de Liberação Emocional (EFT): O que é e como funciona

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia