Açúcar mascavo: Benefícios e como consumir
O açúcar mascavo é um açúcar de cana não refinado que contém melaço natural. Tem uma cor marrom rica, textura úmida e sabor de caramelo.
É comumente usado para dar a confeitos como biscoitos, bolos e doces um sabor mais profundo, mas também pode ser adicionado a pratos salgados.
O gosto do mascavo é bem parecido com o do caldo de cana, o que pode desagradar a algumas pessoas.
Valor nutricional
O açúcar mascavo contém 15 calorias por colher de chá – a mesma quantidade que o açúcar branco. Mas, o processo de produção retém pequenas quantidades de vários minerais, incluindo cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro.
O melaço no mascavo também fornece alguns antioxidantes, incluindo ácido gálico e outros polifenóis, que ajudam a evitar danos às células causadas por moléculas instáveis conhecidas como radicais livres.
Os danos causados pelos radicais livres têm sido associados a doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes; portanto, consumir alimentos que contêm antioxidantes é bom para a saúde.
100 gramas de açúcar mascavo ainda contém:
- 85 mg de cálcio
- 29 mg de magnésio
- 22 mg de fósforo
- 346 mg de potássio
Perigos do excesso de açúcar
Embora esses poucos minerais e antioxidantes tornem o mascavo um pouco mais nutritivo que o açúcar branco refinado, ele ainda é açúcar e deve ser consumido com moderação.
A ingestão excessiva de açúcares tem sido associada ao desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há um limite considerado seguro para a ingestão de açúcar diária por pessoas saudáveis: no máximo, 50 gramas da substância por dia. Apesar de parecer muito, está é a quantidade de açúcar encontrada em uma lata de refrigerante.
Leia também: Os 10 alimentos mais viciantes