Açúcar demerara: É realmente uma opção mais saudável?
O açúcar demerara é uma das alternativas ao açúcar refinado. Conhecido como uma versão mais saudável, ele passa por um processo de refinamento. Entretanto, seu processamento é leve se comparado ao açúcar comum. Por isso, seus grãos são maiores, de tom marrom e crocantes.
Por isso, é possível dizer que ele é menos processado que, por exemplo, o açúcar branco refinado. Ainda, por essa mesma razão, seu valor nutricional é maior e se aproxima ao valor do açúcar mascavo.
Segundo o Ministério da Educação, o diferencial da produção do açúcar demerara é o seu processo de clarificação. A clarificação é responsável pela eliminação de impurezas e separação de substâncias do caldo de cana de açúcar. No caso do açúcar demerara, é feita apenas com um leite de cal, e não o mineral da combustão de enxofre como os outros.
Vantagens de consumir açúcar demerara
Fonte de nutrientes
Devido ao processamento mais “leve” pelo qual passa, esse tipo de açúcar é também fonte de minerais importantes, ao contrário do açúcar branco. Entre esses minerais, é especialmente abundante em magnésio, manganês e zinco.
Leia mais: Você conhece os efeitos do açúcar no seu corpo?
Ajuda na digestão
Também, por conter quantidades pouco consideráveis de aditivos químicos, esse açúcar é mais facilmente digerido pelo corpo. Assim, se consumido com moderação, dificilmente provoca gases, desconfortos abdominais e constipação.
Leia também: Açúcar causa inflamação no organismo?
Combate a fadiga
Por ser essencialmente um carboidrato, esse açúcar é uma potente fonte de energia e, portanto, combate eficientemente a fadiga, ou seja, a sensação de cansaço. No entanto, ele causa um pico de energia menos elevado quando comparado ao pico provocado pelo açúcar refinado. Porém, isso é vantajoso. Ainda, é uma melhor opção para atletas, especialmente os que praticam atividades mais intensas.
Melhora a qualidade do sono
Abundante em magnésio, ele pode ajudar a regular o sono, e até melhorar sua qualidade. Nesse sentido, ele ajuda a regular o nível de melatonina no corpo, mais conhecida como o “hormônio do sono”.
Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono
Cuidados no consumo
Entretanto, consumir nada em excesso é recomendável, visto que, em quantidades excessivas, ele pode provocar picos glicêmicos exacerbados e, consequentemente, o ganho de peso. Ainda, uma colher de sopa desse açúcar tem cerca de 20 g e 80 calorias.
Por fim, especialistas indicam que a quantidade de açúcar de qualquer tipo deve seguir as recomendações da organização mundial da saúde (OMS), que indica um consumo de açúcar não superior a 5% das calorias consumidas no dia.
Leia também: Açúcar escondido: Como ver no rótulo outros nomes para o ingrediente