Acordar cedo no frio é difícil para você? Veja dicas que ajudam

Bem-estar Sono
04 de Julho, 2023
Acordar cedo no frio é difícil para você? Veja dicas que ajudam

Acordar cedo no frio pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente para quem vive nas regiões do Brasil onde as temperaturas são baixas e o sol demora a aparecer.

Nesses locais longe dos trópicos, muitas pessoas têm de acordar quando ainda está escuro. Isso complica a missão de começar o dia bem disposto, seja para trabalhar, estudar ou cuidar das tarefas domésticas.

Veja também: O que são cronotipos e por que descobrir o seu

Por que é mais difícil acordar cedo no frio?

A pouca luminosidade é a principal responsável pela vontade de dormir mais no inverno. A sincronização do “relógio interno” do organismo, que regula as diversas funções do corpo ao longo das 24 horas, está associada à variação da luz.

“A principal dica para o cérebro entender quando é dia e quando é noite, é a exposição a luz. À noite, próximo a hora de dormir, reduzir a exposição a luz branca ou azul ajuda o relógio biológico interno a entender que a noite está começando”, explica Luciana Palombini, médica do Instituto do Sono.

Conforme a luz natural diminui, o corpo começa a produzir melatonina, conhecida como o “hormônio da escuridão”. A substância atinge seu pico de produção algumas horas após o anoitecer, favorecendo o adormecimento.

Luz não influencia apenas o sono

A variação da luminosidade também afeta nosso comportamento. “Neste período do ano pode ocorrer a depressão de inverno, por causa da baixa incidência da luz solar”, esclarece a médica.

Também chamado de transtorno afetivo sazonal, este tipo de depressão pode provocar tristeza, irritabilidade e ansiedade no final do outono e ao longo do inverno.

Além da menor luminosidade, o inverno promove a queda dos termômetros, o que pode melhorar a qualidade do sono. Uma rápida explicação do porquê isso acontece: a temperatura corporal cai até 1,5 ºC enquanto dormimos. “Por causa disso, o sono pode ser melhor no inverno, desde que a pessoa esteja agasalhada e em um ambiente adequado para dormir”, diz Luciana Palombini.

Doenças respiratórias: outro problema que atrapalha o despertar no frio

Quem convive com alergias ou doenças respiratórias que atacam à noite têm dificuldades para acordar cedo no frio. Com as crises, o ciclo do sono se desregula. Além disso, a pessoa pode apresentar piora de distúrbios de sono relacionados a respiração – por exemplo, apneia obstrutiva do sono. Trata-se de uma doença que causa episódios recorrentes e intermitentes de colapso das vias aéreas.

Dessa forma, ocorre a interrupção total ou parcial do fluxo de ar. Por isso, os médicos recomendam cuidados preventivos para evitar crises no inverno.

Afinal, como acordar cedo no frio?

Alguns hábitos parecem banais, mas quando colocados em prática, fazem a diferença no seu despertar. Além disso, podem até melhorar a qualidade do descanso, essencial para um dia produtivo. Confira as dicas da especialista do Instituto do Sono:

  • Durma mais cedo: se você precisa acordar nas primeiras horas do dia, não adie a hora de ir para a cama na noite anterior. Também é desejável manter os horários de dormir e acordar, principalmente durante a semana.
  • Diga não ao celular e ao computador: evite se expor o máximo possível às telas. O feixe de luz azul dos celulares e tablets inibem a produção de melatonina e, assim, prejudicam o sono. Uma leitura leve, com luz de cabeceira amarela ou vermelha e uma meditação antes de dormir são boas opções para cair no sono.
  • Durma agasalhado: embora o frio favoreça o sono, ninguém consegue dormir bem sem estar quentinho. Deite-se agasalhado em um ambiente confortável e aquecido.
  • Não abuse do número de cobertores: suar debaixo das cobertas prejudica o sono. Use cobertores para se manter aquecido na medida.
  • Vá para a luz: sempre que possível levante-se da cama e exponha-se à luz, mesmo que seja artificial. Se ainda estiver escuro, acenda todas as lâmpadas da casa para avisar o seu cérebro que o dia começou.
  • Modere o consumo de bebidas estimulantes: café, chocolate e diversos chás são estimulantes. Ou seja, são ótimos para ajudar o corpo a despertar para a jornada diária. Contudo, não abuse dessas bebidas e evite tomá-las após as 18 horas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso