Como os ácidos salicílico e glicólico ajudam a cuidar da pele oleosa
A pele oleosa é caracterizada pela alta produção de sebo por parte das glândulas sebáceas. Consequentemente, há a presença de brilho excessivo, uma sensação de rosto “gorduroso”, poros dilatados e, muitas vezes, acne (os famosos cravos e espinhas). Por isso, para quem quer acabar com esses incômodos, adotar uma rotina de cuidados é essencial. E dentre os muitos ativos disponíveis para tratar a oleosidade, o ácido salicílico e o ácido glicólico se destacam. Saiba tudo sobre eles:
O que é o ácido salicílico?
De acordo com a dermatologista Michele Monteiro, trata-se de uma substância com potencial anti-inflamatório que estimula a renovação celular. Assim, ela promove uma esfoliação suave, causando um leve peeling (esfoliação química) e amenizando marcas de espinhas. Além disso, o ácido salicílico também ajuda a controlar a produção de sebo.
O que é o ácido glicólico?
O ácido glicólico também é outro composto que atua na renovação celular. “É muito utilizado para o rejuvenescimento, para reduzir rugas e para melhorar a textura da cútis. Sem contar que contribui para a diminuição da oleosidade e a despigmentação, uniformizando o tom da pele”, diz a médica.
Ou seja, juntos, os dois ativos podem trazer inúmeras vantagens para a pele oleosa, que vão desde o controle do brilho excessivo, até acabar com manchas e cicatrizes geradas pela acne.
Leia também: Etapas do skincare para pele oleosa
Como usar cada um?
Tanto o ácido salicílico quanto o ácido glicólico podem ser encontrados em inúmeros produtos, por exemplo: sabonete líquido, esfoliante, tônico facial, hidratante, sérum e máscara. “É possível, ainda, associá-los a outras substâncias, como a vitamina C, que é antioxidante”, recomenda Michele Monteiro.
Cuidados
Dependendo da concentração de ambos os ativos nos produtos em questão, você pode usá-los todos os dias — de manhã ou à noite —, desde que sempre associados ao filtro solar (durante o dia) para evitar manchas.
Em todo caso, é sempre bom consultar o seu médico sobre qual a melhor forma de adicionar o ácido salicílico e glicólico na sua rotina de skincare!
Fonte: Michele Monteiro, médica dermatologista pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.