Ácido hialurônico em cápsulas: para que serve e como usar
O ácido hialurônico é o queridinho das rotinas de beleza. Mas quem disse que ele só existe em cremes de cuidados com a pele? Pelo contrário! Hoje, é possível encontrar o ácido hialurônico em cápsulas. Na verdade, ele já está presente naturalmente na pele (mais especificamente na camada mais profunda, a derme). Contudo, precisamos repor ácido hialurônico todos os dias para garantir que a cútis fique hidratada, bem como para protegê-la das agressões que causam o seu envelhecimento — como poluição, fumo e exposição solar.
O que é?
“Ácido hialurônico ou ácido hialurónico é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina”, explica a Dra. Maria Paula Del Nero, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “De textura viscosa, existe no líquido sinovial, no humor vítreo e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos, sendo uma importante glicosaminoglicana na constituição da articulação.”
Na beleza, ele é usado como um ativo em cremes para a pele e até mesmo em algumas maquiagens — isso porque esse é um ingrediente com muitas utilidades. Além disso, na forma de gel, pode ser injetado na pele para preencher rugas. Ele pode ter o mesmo efeito (porém, não na mesma intensidade), quando aplicado na forma de creme ou hidratante, inclusive ajudando na recuperação de articulações.
Ácido hialurônico em cápsulas
Contudo, o gel e os cremes não são as únicas formas de consumir esse ácido. Ele também está disponível como cápsula, o que aumenta muito o nível de hidratação da pele. Afinal, nesse caso, o efeito é contrário: de dentro do corpo para fora, e não de fora do corpo para dentro, como é o caso do uso tópico.
“O ácido hialurônico em cápsulas possui os mesmos efeitos do componente produzido naturalmente em nosso corpo. Como beneficiar as articulações, reduzir as marcas de expressão, linhas finas e rugas, entre outros. Sendo assim, age também como hidratação e restauração, para atingir os efeitos de antienvelhecimento e obter uma pele mais radiante, saudável e jovem”, finaliza a médica.
Fonte: Dra. Maria Paula Del Nero, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Leia também: Benefícios dos diferentes ácidos para a pele