Saiba como acelerar o crescimento do cabelo

Beleza Bem-estar
28 de Dezembro, 2021
Saiba como acelerar o crescimento do cabelo

A taxa média de crescimento do cabelo é de 0,35mm/dia. Isso significa que, ao final de um mês, em geral, os fios aumentam cerca de 1cm. Pouco, né? Por essa razão, muitas pessoas buscam técnicas para acelerar o crescimento do cabelo. Quer saber quais as dicas para fazer os fios crescerem mais rápido? Confira o que diz o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Leia mais: Receita com óleos essenciais para seu cabelo crescer mais forte

Fatores que influenciam o crescimento dos fios

De acordo com o especialista, o crescimento do cabelo ocorre em uma base cíclica com períodos de crescimento, dormência iminente e dormência total, e com precisão de relógio. Cada cabelo cresce até um comprimento finito, dependendo de fatores genéticos pré-determinados e idade.

Também existem fatores físicos que afetam esse processo, tais como anemia, distúrbios do sono, cirurgias, mudanças bruscas de peso, gravidez, alterações hormonais, uso de alguns medicamentos (como anticoncepcionais e anti-hipertensivos), problemas na tireóide, doenças dermatológicas, além de questões emocionais, como estresse.

Leia mais: Lavar os cabelos todos os dias é prejudicial para a saúde dos fios?

Alimentação: aliada para acelerar o crescimento do cabelo

De acordo com o dermatologista, a perda de cabelo devido à rápida mudança de peso ou ingestão alimentar inadequada é bastante comum. “Dietas intermitentes, comuns entre os jovens, são uma causa frequente de queda de cabelo, já que o corpo entra em períodos de privação. Nesse momento, a energia é desviada do crescimento dos cabelos”, esclarece.

Nesse sentido, um problema comum que afeta o crescimento dos fios é o consumo inadequado de proteínas. “O ideal é que a dieta possa ser feita de maneira gradual, não perdendo mais de meio quilo por semana, mantendo uma ingestão equilibrada de proteínas e nutrientes. Dessa forma, poupa o paciente de perdas desnecessárias de fios de cabelo.”

Leia mais: Proteínas: Alimentos, benefícios, como consumir e dieta

Dicas para acelerar o crescimento do cabelo

Daniel informa que, como o ciclo do cabelo é determinado geneticamente, não é possível, de fato, acelerar o crescimento dos fios. No entanto, ao impedir a queda do cabelo, você evita que o ciclo de crescimento seja prejudicado.

Veja algumas sugestões para ajudar nesse processo:

  • Mantenha uma alimentação balanceada, incluindo o consumo adequado de carboidratos, vitaminas, minerais e, principalmente, proteínas (carnes magras, laticínios, peixes, ovos e vegetais verde-escuros), essenciais na formação da matriz capilar. 
  • Faça um check-up anual, pois ele avalia a presença de doenças da tireoide e anemia, problemas que afetam o crescimento dos cabelos.
  • Evite fumar e beber.
  • Fuja do sedentarismo.
  • Tenha noites tranquilas e de sono reparador.
  • Ao lavar os cabelos, use as pontas dos dedos para fazer uma massagem no couro cabeludo, pois melhora a circulação sanguínea e contribui para o alongamento dos fios.

Fonte: Daniel Cassiano, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva