Absinto: A planta que deu origem à misteriosa bebida
Absinto é uma planta originária da Europa, muito usada desde a Grécia Antiga. Ficou mais conhecida por ser ingrediente principal da bebida de mesmo nome. Suas folhas cinzentas, de sabor é forte e amargo, são muito usadas para fins medicinais.
Hoje cultivada nos Estados Unidos, absinto passou por um período de proibição por ser considerada “potencialmente venenosa” e “alucinógena”. Em 2007, essa crença veio abaixo. Apesar disso, ainda é recomendado que seu consumo seja cuidadosamente dosado.
Possíveis benefícios da absinto
Alivia dores
A princípio, é possível que, graças ao seu poder estimulante, a planta contribua para o alívio de dores crônicas. Além disso, acredita-se que ela possua propriedades anti-inflamatórias.
Previne infecções
Devido ao seu poder anti-inflamatório, essa planta pode prevenir que infecções instalem-se no organismo. Por exemplo, as infecções parasitárias. Não só, é de conhecimento científico que a absinto era usada no Egito Antigo para tratar infecções causadas por parasitas intestinais.
Pode favorecer a saúde da pele
Graças às propriedades antioxidantes, acredita-se que a erva favoreça a saúde da pele, de forma que essas propriedades combatem a ação de radicais livres no corpo, os quais são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Cuidados no consumo
Por fim, é imprescindível que essa planta seja consumida com extrema moderação, visto os riscos que pode oferecer à saúde.
Da mesma forma, mulheres grávidas devem evitar o consumo de qualquer produto com tujona em sua composição. Não só, pessoas com epilepsia, problemas cardíacos ou nos rins também devem evitar essa substância.