Abiu: Propriedades e benefícios do fruto brasileiro

Alimentação Bem-estar
22 de Junho, 2020
Abiu: Propriedades e benefícios do fruto brasileiro

O abiu é o fruto do abieiro, uma planta nativa da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. De propriedades medicinais, é também chamado de abiurana, caimito e abiurana-vermelha.

Amarelo, de casca lisa e sabor adocicado, é versátil e pode ser consumido tanto em sua forma natural quanto ser usado como ingrediente principal de sucos e doces, como geleias e sorvetes. Assim, por ser rico em nutrientes importantes – fibras, vitaminas e sais minerais, é uma boa opção para o cardápio de quem deseja mais energia e um melhor funcionamento do organismo.

Benefícios de consumir o abiu

Fortalece a imunidade

Por conter vitaminas de ação anti-inflamatória em sua composição, como a vitamina C, o abiu pode ajudar a reduzir e evitar inflamações no corpo, o que acarreta no fortalecimento da imunidade e da ação protetora do sistema imunológico.

Previne a anemia

Na medicina alternativa, o consumo desse fruto é recomendado como forma de prevenir a anemia, uma vez que, entre suas propriedades, contém grande quantidade de ferro, mineral essencial para prevenir a redução na quantidade de hemoglobina. Entre os sintomas, a anemia pode causar fadiga, falta de ar, tontura, vertigem e mais. Além disso, também é rico em vitaminas do complexo B, muito importantes para a saúde do sangue.

Alivia problemas respiratórios

Além da anemia, o abiu também pode ajudar a prevenir e aliviar os sintomas de problemas respiratórios. O chá feito a partir de suas folhas pode, por exemplo, diminuir a febre e ajudar a combater inflamações na garganta. 

Ajuda a manter o corpo hidratado

A presença abundante de água e sais minerais contribui também para hidratar o corpo, sendo o consumo desta fruta ainda mais indicado para as pessoas que praticam atividade física com frequência e também durante as estações mais quentes do ano, quando naturalmente o corpo transpira mais.

Como consumir o abiu 

  • In natura;
  • Salada de frutas;
  • Compotas, geleias e doces;
  • Azeite fabricado a partir de suas sementes;
  • Sorvete e picolé;
  • Sucos, vitaminas e smoothies;
  • Licor, drinques e coqueteís.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!