Saiba o que é a abdominoplastia e as possíveis complicações da cirurgia
O excesso de gordura e de pele no abdômen incomoda homens e mulheres. A mudança no corpo geralmente acontece após uma grande perda de peso ou mesmo uma gravidez, e pode afetar bastante a autoestima da pessoa. Mas é possível corrigir o incômodo e recuperar a autoconfiança com a abdominoplastia, uma cirurgia plástica na região da barriga.
Contudo, o procedimento não é indicado para todo mundo, requer muitos cuidados antes e depois dele e deve ser feito apenas por um profissional qualificado. Saiba mais:
O que é a abdominoplastia?
O procedimento é bem invasivo, por isso é importante que a pessoa passe por avaliação pré-operatória para evitar riscos futuros. Obesidade, tabagismo, alcoolismo e idade avançada são considerados fatores de risco.
A cirurgia é feita com anestesia peridural e demora em torno de 2 a 4 horas. Assim, o médico faz um corte abaixo do umbigo para remover o excesso de gordura e de pele, e costura o músculo para dar firmeza.
Ao final, o paciente fica internada por até 4 dias para diminuir o risco de qualquer tipo de complicação. Mas mesmo com o inchaço, é possível notar que a flacidez e as estrias dão lugar a um visual chapado e com a pele uniforme, o que já anima o recém-operado.
Leia também: Cirurgia bariátrica: O que é, para que serve e diferentes tipos
Recuperação e cuidados
É obrigatório o uso da cinta modeladora durante toda a recuperação e as atividades físicas estão proibidas até a alta médica. O paciente ainda vai para casa com drenos que ficam presos aos cortes e ajudam, desse modo, a drenar os líquidos do abdômen.
Hematomas, seromas, necroses, tromboembolismo, assimetrias e inflamação na cicatriz também podem surgir durante o período do repouso. Assim, o resultado final da abdominoplastia pode ser visto após 2 meses.