Abacate engorda? Benefícios e tabela nutricional da fruta

Alimentação Bem-estar
01 de Outubro, 2021
Abacate engorda? Benefícios e tabela nutricional da fruta

Não é de hoje que o abacate se tornou queridinho das dietas e ganhou fama de “superalimento”. E, já podemos adiantar que sua popularidade não é em vão. Mas, a fruta ainda encontra resistência da parte de quem acredita que abacate engorda. 

Antes de mais nada, é preciso entender que nenhum isolado tem a capacidade de emagrecer ou engordar. Pois, o que está relacionado com a perda de peso é a quantidade de calorias que o corpo ingere ao longo do dia. Assim, para diminuir os ponteiros da balança, é preciso que ocorra o chamado déficit calórico, que é quando consumimos menos calorias que gastamos. 

Abacate engorda? Saiba mais sobre o alimento 

A fruta é rica em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitosteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Os abacates também têm 10 gramas de fibra e são naturalmente livres de sódio, colesterol e trans. Portanto, substituir alimentos que não contêm nutrientes por eles é uma vitória para a saúde. 

Abacate sem culpa: sim ou não?

Como qualquer alimento, é bom ter em mente os tamanhos das porções. Apesar de fonte de nutrientes, o abacate é rico em calorias. Uma unidade tem cerca de 250 a 320 calorias, e 20 gramas de gordura.

Nesse sentido, o tamanho da porção ideal por dia é ⅓ de uma fruta média.

Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Embora não ocorra nenhum dano imediato se você comer um abacate inteiro todos os dias, as calorias da fruta podem ultrapassar as suas necessidades diárias. Ou seja, se você estiver em uma dieta de 1.500 calorias, por exemplo, um abacate inteiro contribui com quase 20% da sua cota para o dia. Logo, abacate engorda se você exagerar. 

Mas, vale lembrar que o número exato de abacates – e gorduras saudáveis ​​em geral – que uma pessoa pode comer depende do nível de atividade, da ingestão calórica necessária e do que mais se está consumindo. Portanto, não há recomendações precisas de um tamanho único. 

Por fim, é preciso dar uma olhada em toda a dieta de alguém para fazer uma recomendação sobre quanto abacate é saudável para ela.

Clique aqui para conferir a tabela nutricional do abacate

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Alimentação

Cuidados com a alimentação para curtir a folia

As longas horas de danças e marchinhas, muitas vezes acompanhadas de bebidas alcoólicas e do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. O que

Alimentação

Como manter o corpo hidratado no bloquinho

Mais do que nunca, o carnaval é uma das épocas do ano em que manter o corpo hidratado se torna fundamental. A maior festa popular do

Porções menores
Alimentação

Porções menores, mais nutrientes no dia a dia

O apetite diminuiu e está difícil ajustar sua alimentação a essa nova realidade? Esse é um dos principais desafios durante o tratamento com as canetas injetáveis.