Abacate e avocado são a mesma coisa?
Boa parte dos benefícios do abacate é mérito do ácido oleico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome. Também baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo – um atrativo e tanto para quem vive de olho no ponteiro da balança.
Leia também: Abacate: benefícios para a saúde e como incluir na dieta
Muita gente que é fã da fruta – ou que deseja colocar na dieta, questiona se o abacate e o avocado são a mesma coisa. “Embora sejam da mesma família, abacate e avocado são frutas diferentes e têm características específicas. O avocado é bem menor que o abacate, além de ter a casca mais grossa e bem mais escura”, lista Adriana Stavro, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).
O avocado, muito comum em outros países, se tornou um grande queridinho porque tem 10% menos calorias que o abacate normal. Ele também é mais nutritivo e chega a ter duas vezes mais potássio que a banana. Tem ainda mais fibras, vitaminas E e B6, gordura saudável e menor teor de água – o que torna sua polpa mais consistente que a versão comum.
Veja mais comparações entre 100 gramas das duas frutas:
Gorduras totais
Abacate – 15,3 g
Avocado – 17,3 g
Carboidratos
Abacate – 7,4 g
Avocado – 6,9 g
Energia
Abacate – 161 cal
Avocado – 176 cal
Gorduras monoinsaturadas
Avocado – 11,2 g
Abacate – 9,6 g
Fibras
Abacate – 4,1 g
Avocado – 2,7 g
Vitamina K
Abacate – 599 mg
Avocado – 634 mg
Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta