3 receitas com bacalhau para as festas de final do ano

Alimentação Bem-estar
11 de Dezembro, 2023
3 receitas com bacalhau para as festas de final do ano

O bacalhau é apreciado por muita gente e seu consumo já virou tradição nas festas de final de ano, por isso, que tal 3 receitas  para incluir o peixe no cardápio? Segundo Renata Guirau, nutricionista, é possível fazer receitas práticas com o versátil e nutritivo pescado.

“O bacalhau é fonte importante de proteínas, minerais e gorduras boas, como o ômega-3, por exemplo. Tratam-se de nutrientes essenciais para nossa saúde. O peixe pode ser preparado de diversas formas e agradar a todos os paladares”, explica.

O bacalhau é uma ótima opção para dias mais quentes. O prato pode ser feito de diversas formas. Por exemplo, gratinado com batatas e azeite, escondidinho com batata ou mandioquinha ou em saladas com folhas e grãos. “Nos lanches, é possível o peixe integrar o cardápio como ingrediente de tortas e bolinhos, que podem ser preparados assados, e agregar uma boa fonte proteica ao cardápio”, ensina Renata.

Leia mais: Como dessalgar o bacalhau de forma mais rápida?

Afinal, como preparar o bacalhau?

De acordo com a nutricionista, para um bom preparo do bacalhau, o dessalgue deve durar 24 horas. “Primeiramente, deve-se imergir o bacalhau em um recipiente com água potável e tampa. Então, mantê-lo na geladeira para evitar o crescimento de bactérias. A troca da água deve ocorrer a cada 4 a 6 horas, sempre sob refrigeração. Pedaços grandes exigem mais tempo para que a dessalga seja suficiente”.

Além disso, Renata alerta que na hora da compra é importante prestar atenção à validade e observar as características do produto. “O bacalhau geralmente tem a pele e a carne de cor clara e uniforme, com cheiro característico. Portanto, para ter garantia de produto fresco, é sempre importante comprar o peixe em locais de sua confiança, que comprovem a origem do pescado, que atesta a sua qualidade”.

3 receitas fáceis com bacalhau

Bacalhau na brasa

3 receitas com bacalhau

Ingredientes

  • 2 postas de bacalhau dessalgadas
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de folhas de alecrim
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Pimenta preta a gosto

Modo de preparo

Primeiramente, tempere o bacalhau com azeite, sal, pimenta e alecrim. Em seguida, leve-o para assar em braseiro médio, com a pele virada para baixo, por cerca de 30 minutos.

Bacalhau com brócolis e batata

3 receitas com bacalhau

 

Ingredientes

  • 500g de bacalhau em lascas
  • Buquês de 1 maço de brócolis
  • 4 batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas
  • Pimentão colorido cortado em tiras para decorar
  • ½ xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço para decorar
  • Salsinha picada a gosto para decorar

Modo de preparo

Primeiramente, cozinhe separadamente o bacalhau, o brócolis e as batatas em água com sal por cerca de 10 minutos cada. Então, retire os alimentos da panela de cozimento e doure o bacalhau em uma frigideira com azeite. Em seguida, faça o mesmo com as rodelas de batata. Depois, separe uma travessa de vidro e acomode primeiro metade das batatas. Na sequência, acomode o bacalhau e o restante das batatas, cobrindo o peixe. Então, adicione os buquês de brócolis e finalize decorando com os pimentões, as azeitonas e a salsinha. Por fim, leve a travessa ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos e sirva em seguida.

Receita de salada de espinafre com bacalhau

3 receitas com bacalhau

Ingredientes

  • 2 postas de bacalhau dessalgado
  • 100ml de leite integral
  • 1 xícara de chá de grão-de-bico
  • Folhas de ½ maço de espinafre
  • Buquês de ½ brócolis
  • Azeite, sal, azeitonas pretas sem caroço e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Antes de mais nada, cozinhe o bacalhau no leite até que fique bem macio. Então, separe as lascas de bacalhau e leve à geladeira. Em seguida, deixe o grão-de-bico de molho na água por 12 horas antes do cozimento. Depois, cozinhe com água e sal por cerca de 15 minutos. Então, cozinhe os buquês de brócolis por cerca de 10 minutos com água e sal. Na sequência, coloque as lascas de bacalhau, os buquês de brócolis, as azeitonas e o grão-de-bico em uma travessa. Por fim, adicione as folhas de espinafre e tempere tudo com azeite, sal e pimenta a gosto. Sirva gelado.

Fonte: Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes