Zumba: 5 dúvidas mais frequentes

Bem-estar Movimento
29 de Agosto, 2019
Zumba: 5 dúvidas mais frequentes

Dançar é uma ótima aliada para quem deseja emagrecer e sair do sedentarismo sem precisar pisar em uma academia de musculação. Quem procura uma modalidade para praticar e quer passar longe da monotonia, a zumba pode ser uma boa alternativa.

Com uma música animada, alguns passos simples e bastante agito, em apenas uma hora de aula é possível queimar até mil calorias. Mesmo quem não sabe dançar aprende a executar passos da dança simples misturados a movimentos de ginástica localizada ao som latino e pop.

Como funciona uma aula de zumba?

Não é necessário nenhum equipamento especial. Roupas confortáveis, um espaço adequado para o movimento e uma boa música latina são os únicos requisitos necessários.

A aula costuma durar em torno de 45 minutos e mistura uma série de ritmos, como hip-hop, rap, salsa, danças africanas e até mesmo dança do ventre.

As coreografias são muito difíceis?

Não. Quer dizer, a não ser que você queira entrar para um grupo de dança profissional. Se esse não for o caso, pode ficar tranquila, pois as aulas nas academias são para todos.

Zumba emagrece?

Em torno de três meses é possível notar mudanças no corpo, já que a queima calórica de cada aula é alta. Entretanto, os resultados podem variar dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz os treinos e do preparo físico de cada um.

Os resultados são rápidos?

A velocidade dos resultados depende não só da frequência com que você pratica um exercício físico, mas também da sua individualidade. Lembre-se que cada organismo reage de um jeito específico a determinado estímulo.

No entanto, pode ter certeza de que se você aliar a zumba a uma alimentação equilibrada, no segundo mês você já estará notando diferenças significativas no espelho.

Quais os benefícios da zumba?

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que ir a três aulas de zumba por semana pode dar mais disposição às pessoas e aumentar a qualidade de vida. Conheça mais vantagens da modalidade:

Acelerar o metabolismo e emagrecer: a aula trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura;

Combater a retensão de líquidos: por melhorar a circulação sanguínea;

Fortalecer o coração: o ritmo acelerado aumenta a resistência a esse órgão;

Aliviar o estresse: as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo;

Melhorar a coordenação motora: os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos;

Melhorar o equilíbrio: os movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constante;

Aumentar a flexibilidade: a aula inclui exercícios de alongar os músculos.

Leia também: Spinning: Emagrece e define pernas e bumbum

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente