Zepbound: como funciona a nova caneta contra a obesidade?

Saúde
13 de Novembro, 2023
Zepbound: como funciona a nova caneta contra a obesidade?

Uma nova caneta contra a obesidade acaba de chegar ao mercado: Zepbound. Ainda sem previsão de aprovação no Brasil, o medicamento tem a tirzepatida como princípio ativo e é da farmacêutica Eli Lilly. Na última quarta-feira (8), a FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou o uso do remédio para o controle de peso crônico e tornou oficial sua utilização.

Leia mais: Ozempic emagrece? O que é o remédio, indicações e efeitos colaterais

Zepbound

O Zepbound, na verdade, é um medicamento conhecido: trata-se do Mounjaro, ou tizerpartida, o mesmo utilizado para diabetes. O medicamento faz parte de uma nova classe de drogas que inclui semaglutida, conhecida como Ozempic, para diabetes, e Wegovy para perda de peso, que dispararam em popularidade nos últimos anos.

O remédio mostrou resultados de até 20% de perda de peso corporal em pacientes que tomaram as dosagens mais altas (15 mg). Os estudos realizados para aprovação envolveram 2.539 adultos, que usaram o medicamento por 72 semanas.

O lançamento ocorre no mesmo momento em que seu concorrente, o Wegovy (da Novo Nordisk), faz sucesso, chegando a faltar nas prateleiras dos EUA. No Brasil, apesar de aprovado, a previsão de comercialização do Wegovy é 2024.

As injeções para obesidade — Wegovy (semaglutida) e Zepbound (tirzepatida)— têm os mesmos princípios ativos das injeções indicadas para diabetes — Ozempic (semaglutida) e Mounjaro (tirzepatida). No entanto, possuem dosagens diferentes para cada problema.

O zepbound causa efeitos colaterais?

O uso do medicamento pode causar problemas gastrointestinais graves, como dor abdominal, refluxo, diarreia, constipação, náuseas, vômito, além de tontura, dor de cabeça, queda de cabelo, fadiga, hipersensibilidade e erupções cutâneas. Além disso, insuficiência renal, pancreatite, depressão e pensamentos suicidas também podem surgir.

Dosagens

O Zepbound (obesidade) terá dosagens de 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg, 15 mg. Por outro lado, o Mounjaro (diabetes) em 5 mg, 10 mg, e 15 mg. Dessa forma, a diferença é a indicação para tratamento descrita na bula.

Afinal, quem pode utilizar o Zepbound?

Pessoas com índice de massa corporal acima de 30 kg/m2, ou acima de 27 kg/m2 para aqueles que possuem comorbidades e outras condições relacionadas ao peso. Por exemplo, hipertensão, diabetes tipo 2 ou colesterol alto.

Além disso, o uso deve ser acompanhado de mudanças no estilo de vida, como dieta hipocalórica (com restrições de calorias) e aumento da prática de atividades físicas. A recomendação de uso do Zepbound é semanal e tem custo mensal de US$ 1.059,87 (cerca de R$ 5.000).

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

falta de vitamina D
Alimentação Bem-estar Saúde

Falta de vitamina D: Conheça os 4 sinais que o corpo dá

A falta de vitamina D acaba esbarrando na saúde, causando sintomas característicos. Veja quais são!

Júlia e Camille - Foto por Talita Ciardi
Gravidez e maternidade Saúde

Desafios do puerpério: nasce um filho, surge uma mãe

Apresentadora e modelo Júlia Pereira, que passou pelo seu segundo puerpério recentemente, compartilha os desafios e a beleza dessa fase

mulher grávida segurando um copo de água em uma mão e pílulas na outra
Gravidez e maternidade Saúde

Como o cálcio pode ser um aliado contra a pré-eclâmpsia?

Estudo reforça a importância do mineral na gestação e propõe novas dosagens para ajudar a afastar a perigosa condição que pode prejudicar a gestante e o