Whey protein ou hipercalórico? Saiba como escolher o suplemento
Se você pretende ganhar massa muscular através do treino de hipertrofia, já deve ter ouvido falar de suplementos como whey protein ou hipercalórico. Contudo, no momento de escolher o suplemento ideal para te ajudar com a rotina de treinos, algumas dúvidas podem surgir já que tanto o whey quanto o hipercalórico contribuem para o ganho de massa muscular.
Afinal, qual suplemento escolher? Para responder a essa pergunta, conversamos com a nutricionista Fúlvia Hazarabedian.
Veja também: Pré-treino faz mal? Conheça as contraindicações
Whey Protein ou hipercalórico?
A nutricionista explica que neste caso, a pergunta pode não ter uma resposta única, já que a indicação de suplementação depende das necessidades nutricionais, energéticas e proteicas de cada pessoa no caso da hipertrofia. Assim, para fazer a escolha certa para o seu cenário, é preciso considerar também as características de cada produto. A seguir, entenda a função de cada um deles:
Hipercalórico
A nutricionista explica que o hipercalórico é uma maneira rápida, prática e confortável de ingerir altas quantidades de calorias com boa capacidade de digestão e absorção, complementando o aporte calórico da dieta.
No processo de hipertrofia, é necessário ingerir mais calorias do que se gasta. E para isso acontecer, a quantidade de calorias ingerida diariamente precisa ser maior. “Nesse caso, pode existir uma dificuldade em atingir as calorias necessárias devido à capacidade do volume gástrico. É neste momento que entra o suplemento hipercalórico que fornece calorias sem ocupar muito espaço”, afirma Fúlvia.
O hipercalórico é indicado para:
- Pessoas com o metabolismo acelerado;
- Ectomorfos;
- Pessoas que desejam engordar;
- Praticantes de atividade física de alta intensidade.
Leia também: Tudo sobre o hipercalórico
Whey protein
Já o whey é conhecido pela praticidade que o suplemento oferece em atingir a necessidade proteica diária necessária, quando esse objetivo não é alcançado com uma alimentação balanceada. Nesse caso, as proteínas são importantes pois fornecem os aminoácidos necessários para a construção de tecidos, inclusive dos músculos.
O suplemento apresenta classificações de acordo com concentração e filtragem, podendo ser concentrado, isolado ou hidrolisado. Portanto, a quantidade de proteína de cada tipo tende a variar. Apesar disso, esse suplemento possui baixo teor calórico, se comparado ao hipercalórico.
É indicado para:
- Repor a quantidade diária de proteínas;
- Dietas restritivas em carboidratos;
- Substituição do hipercalórico após alcançar o peso desejado;
- Manter a quantidade de massa muscular já conquistada.
Afinal, como escolher?
Para escolher um desses dois suplementos, é importante entender que o hipercalórico ajuda no aporte calórico, pois possui grande quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, enquanto o whey é focado no aporte de proteínas.
Portanto, se o seu objetivo é ganhar alguns quilos atrelados à prática de alguma atividade física, o hipercalórico pode ser a opção mais interessante. Contudo, se o objetivo é fortalecer o ganho de massa muscular e manter o que já foi construído, o whey é o mais indicado.
Por fim, a suplementação é tão individual que, em alguns casos, pode até ser mista e contemplar tanto o whey protein quanto o hipercalórico.
Em todo caso, não se deve iniciar uma suplementação sem a indicação de um profissional. Por isso, converse com um nutricionista que poderá avaliar corretamente a real necessidade do suplemento. Além disso, vale lembrar que o mais interessante para a saúde seria adquirir estes macronutrientes através da alimentação, portanto, os suplementos podem ser utilizados como complementos.
Contraindicações
Devido a sua composição, os suplementos como whey e hipercalórico também tem algumas contraindicações. Confira quais são:
- Alérgicos à proteína do leite, já que em geral, os suplementos contém proteína do soro do leite;
- Pessoas com doenças crônicas como diabetes, problemas na tireóide, rins ou fígado não devem tomar hipercalórico. Já no caso de gestantes, lactantes, crianças e idosos só devem consumir com indicação médica e nutricional.
Lembrando que os excessos são prejudiciais à saúde. Portanto, só inicie a suplementação após a orientação de um profissional habilitado.
Dicas para comprar suplementos
Antes de comprar qualquer suplemento alimentar, é importante entender para o que serve cada um e quais são as recomendações. Portanto, veja abaixo:
- Compre suplementos de lojas e marcas conhecidas e certificadas pela ANVISA;
- Confira as advertências, recomendações e restrições. Por exemplo, pessoas com problemas cardíacos devem checar se o suplemento não faz mal ao coração;
- Tenha cuidado ao tomar vários suplementos ao mesmo tempo;
- Verifique testes clínicos que tenham sido feitos com uma parcela da população semelhante à sua (em termos de idade, sexo, etc.);
- Leia o rótulo, pois grande parte dos suplementos encontrados no mercado possuem muitos aditivos químicos (corantes, adoçantes, conservantes, estabilizantes…);
- Pessoas que ingerem suplementos como o Whey Protein devem aumentar o consumo de água para não sobrecarregar os rins;
- Para cuidar de sua alimentação e, se necessário, da suplementação, procure um nutricionista especialista na área de exercício físico e esporte.
Fonte: Fúlvia Hazarabedian, head do programa Bio Nutri.