Whey Protein engorda? Saiba como incluir o suplemento na sua rotina
O whey protein é um dos principais suplementos tanto para quem treina musculação, atividade física intensa ou outros esportes. Embora os benefícios da bebida já sejam conhecidos por ajudar a aumentar a massa muscular, algumas pessoas podem ter dúvida: será que whey protein engorda? Continue lendo e entenda.
Veja também: Pré-treino faz mal? Conheça as contraindicações
Tomar Whey Protein engorda?
O consumo do suplemento por si só não causa ganho de peso. Inclusive, o whey contribui com o atingimento da necessidade proteica diária necessária, quando esse objetivo não é alcançado com uma alimentação balanceada. Assim, as proteínas são importantes pois fornecem os aminoácidos necessários para a construção de tecidos, inclusive dos músculos. Portanto, é uma bebida que fornece saciedade e evita o consumo de outros alimentos que possuem mais calorias.
Além desses benefícios, o suplemento é indicado para dietas restritivas em carboidratos, substituição do hipercalórico após alcançar o peso desejado e manter a quantidade de massa muscular já conquistada.
E se eu não treinar, também posso tomar whey?
Sim. Ainda que a rotina de treinos ofereça diversos benefícios para a saúde, se você ainda não a pratica, saiba que o whey pode sim fazer parte da sua alimentação. Isso porque poucas pessoas atingem a necessidade diária de proteínas, portanto, a suplementação pode fornecer energia e aumento do gasto calórico do organismo.
Além disso, o benefício do whey também é muito interessante para idosos, de acordo com um estudo publicado pela American Journal of Phisiology, Endocrinology and Metabolism. A suplementação de proteínas e de outros nutrientes torna-se fundamental para prevenir a perda muscular e doenças como a sarcopenia, também conhecida como “pré-osteoporose”.
Dessa forma, quando associado a uma alimentação equilibrada, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções e outras doenças.
Como tomar whey protein para engordar?
Há pessoas que desejam consumir o suplemento para ganhar peso. Contudo, mesmo com os benefícios do whey, para essa finalidade, o ideal é incluir um hipercalórico na rotina alimentar.
A nutricionista Fúlvia Hazarabedian explica que o hipercalórico é uma maneira rápida, prática e confortável de ingerir altas quantidades de calorias com boa capacidade de digestão e absorção, complementando o aporte calórico da dieta.
No processo de hipertrofia, é necessário ingerir mais calorias do que se gasta. Portanto, para isso acontecer, a quantidade de calorias ingerida diariamente precisa ser maior. “Nesse caso, pode existir uma dificuldade em atingir as calorias necessárias devido à capacidade do volume gástrico. É neste momento que entra o suplemento hipercalórico que fornece calorias sem ocupar muito espaço”, afirma Fúlvia.
Assim, o hipercalórico serve para:
- Pessoas com o metabolismo acelerado;
- Ectomorfos;
- Pessoas que desejam engordar;
- Praticantes de atividade física de alta intensidade.
Cuidados antes de comprar o suplemento
Antes de comprar qualquer suplemento alimentar, é importante entender para o que serve cada um e quais são as recomendações. Portanto, antes de começar a usar o whey, procure um nutricionista especialista na área de exercício físico e esporte. Além disso, só compre suplementos de lojas e marcas conhecidas e certificadas pela ANVISA.
Lembre-se que o whey é derivado a proteína do leite, e portanto, pode causar reações em pessoas intolerantes à lactose. Por fim, aumente a quantidade de água para não sobrecarregar os rins com o suplemento.
Fonte: Fúlvia Hazarabedian, head do programa Bio Nutri.