Vontade de doce? Veja opções de chás que ajudam a controlar

Alimentação Bem-estar
12 de Setembro, 2023
Vontade de doce? Veja opções de chás que ajudam a controlar

Muitas mulheres adoram comer um docinho, principalmente após as refeições. Mas existem períodos em que essa vontade de comer doces aumenta, colocando em risco muitas dietas por aí. Mas, você sabe o que está por trás destes picos de vontade de doces? A especialista na saúde da mulher no climatério e menopausa, Ramiele Calmon, explicou o que causa essa vontade nas mulheres.

“Antes da menstruação as mulheres têm mais vontade de comer doce, e isto acontece dentro do ciclo ovulatório da mulher. Após ovular, ocorre a diminuição do estrogênio e da progesterona, fazendo com que dentro daquela fase do mês haja uma resistência à insulina”. Segundo Ramiele, a resistência à insulina provocada pelas flutuações hormonais acaba aumentando a vontade de comer nas mulheres.

Leia mais: Doce de leite antes do treino é recomendado? Nutricionista explica

O que é a resistência à insulina?

A insulina é o hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células do nosso sangue e, então, utilizá-la como fonte de energia. A resistência à insulina é quando nosso corpo não responde a ação da insulina. Assim, o corpo libera cada vez mais insulina, provocando um aumento na vontade de comer doces e carboidratos.

Chás que reduzem a vontade de comer doce

De acordo com Ramiele, alguns chás podem ajudar a reduzir a vontade de comer doces:

  • Chá de nibs de cacau;
  • Chá de capim cidreira com casca de abacaxi;
  • Chá camomila com casca de maçã.

Desidratação x vontade de comer doce

Além da questão hormonal por trás da vontade de comer doce, Ramiele também destaca que a desidratação é outro fator que pode provocar o aumento do desejo por doces. Isso porque, segundo ela, a aumenta a hiper estimulação das catecolaminas e do cortisol. “O cortisol aumentado altera muito o comportamento alimentar, aumentando a vontade de comer alimentos mais palatáveis, principalmente o doce”, diz Ramiele.

Por isso, tomar água controla o desejo pelo doce, melhora o funcionamento celular e aumenta seu metabolismo, de acordo com a especialista.

Fonte: Ramiele Calmon, nutricionista especialista em saúde da mulher no climatério e menopausa.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado