Vassourinha-doce: Conheça os benefícios da planta medicinal
A vassourinha-doce é uma planta medicinal encontrada em diversas partes do território brasileiro, especialmente no Rio Grande do Sul em áreas abertas. Ela também é chamada de tupiçaba.
É uma planta perene, portanto, nasce ao longo de todo o ano. Graças às propriedades medicinais, pode ser principalmente usada para o alívio dos sintomas de problemas respiratórios e na melhora da circulação, prevenindo problemas como as hemorroidas.
Todas as partes da vassourinha-doce podem ser utilizadas para fazer chás e infusões.
Benefícios da vassourinha-doce
Melhora a respiração
Sintomas como tosse, congestão nasal e rouquidão são típicos de diversos problemas respiratórios, como é o caso de asma e bronquite. Nesse sentido, a vassourinha-doce pode aliviar esses sintomas e ajudar no tratamento dessas condições. Ela também inibe a febre e a combater dores de ouvido (comuns em caso de sinusite).
Leia também: Pulmonária: Conheça os benefícios da planta medicinal
É diurética e combate o inchaço
Ainda, quando preparada na forma de chá, é um potente diurético natural e, além de prevenir a retenção excessiva de líquido, consequentemente combate a sensação de inchaço. A verônica é uma planta de propriedades similares e que também favorece a saúde dos rins.
Pele saudável
Não só, essa planta é muito usada no tratamento de problemas na pele, especialmente infecções, alergias e coceiras que podem prejudicar sua saúde. Em resumo, isso se deve principalmente ao fato de que a vassourinha é naturalmente antibiótica e purificante.
Leia mais: Verônica: O que é e para que serve a planta medicinal
Como preparar o chá de vassourinha-doce
- 10g de folhas secas
- 500mL de água fervente
- Ferva por 10 minutos
- Não beba mais que 3 xícaras diárias
- O chá é contraindicado para gestantes e lactantes
Mas, vale ressaltar a vassourinha-doce é contraindicada para mulheres grávidas.