Variante BQ.1 da Ômicron reúne primeiros casos no Brasil

Saúde
08 de Novembro, 2022
Variante BQ.1 da Ômicron reúne primeiros casos no Brasil

Há algumas semanas, os especialistas estão preocupados com o avanço da variante BQ.1 da Ômicron, que causou uma alta de casos em alguns países da Europa. No dia 20 de outubro, a Fiocruz identificou a variante em um paciente do estado do Amazonas e, desde então, observa a disseminação do vírus em outras regiões do Brasil.

Hoje (8), a Fiocruz e a Secretaria Estadual de Saúde confirmaram dois casos da BQ.1 na cidade de São Paulo. Inclusive, um dos pacientes veio a óbito. A mulher tinha 72 anos, estava acamada e possuía comorbidades que contribuíram para a gravidade da infecção.

Além de São Paulo e Amazonas, os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro já reúnem casos da nova BQ.1, e todos estão sob investigação epidemiológica para entender o mecanismo do vírus.

Veja também: Afinal, por que a pele descama depois que tomamos sol?

O que se sabe sobre a variante BQ.1?

A BQ.1 é uma variante da Ômicron e provoca os mesmos sintomas da Covid-19 — por exemplo, febre, dor de cabeça, dor e fadiga muscular, tosse, perda do olfato e paladar, além de tosse e falta de ar.

No entanto, a diferença é que a BQ.1 possui “escape imune”. Portanto, possui maior poder de infecção devido às suas características. Além disso, ela contém uma mutação específica na proteína spike, presente no coronavírus, que amplia a entrada da doença no organismo humano.

Como se proteger

Especialistas preveem que as próximas semanas poderão ser críticas, com mais pessoas contaminadas com a nova BQ.1. Então, é fundamental receber todas as doses da vacina para minimizar o agravamento de possíveis infecções.

As recomendações gerais prevalecem: higienização das mãos, incluindo o uso frequente de álcool em gel; uso de máscaras (mesmo que não seja mais obrigatório) em locais de aglomeração; e isolamento em casos suspeitos da doença.

Por fim, pessoas com comorbidades — imunossuprimidas, com obesidade, entre outras condições –, crianças e idosos precisam redobrar os cuidados. Assim, ao sinal de quaisquer sintomas, é aconselhável buscar atendimento para o diagnóstico adequado.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca