Variante BQ.1 da Ômicron reúne primeiros casos no Brasil

Saúde
08 de Novembro, 2022
Variante BQ.1 da Ômicron reúne primeiros casos no Brasil

Há algumas semanas, os especialistas estão preocupados com o avanço da variante BQ.1 da Ômicron, que causou uma alta de casos em alguns países da Europa. No dia 20 de outubro, a Fiocruz identificou a variante em um paciente do estado do Amazonas e, desde então, observa a disseminação do vírus em outras regiões do Brasil.

Hoje (8), a Fiocruz e a Secretaria Estadual de Saúde confirmaram dois casos da BQ.1 na cidade de São Paulo. Inclusive, um dos pacientes veio a óbito. A mulher tinha 72 anos, estava acamada e possuía comorbidades que contribuíram para a gravidade da infecção.

Além de São Paulo e Amazonas, os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro já reúnem casos da nova BQ.1, e todos estão sob investigação epidemiológica para entender o mecanismo do vírus.

Veja também: Afinal, por que a pele descama depois que tomamos sol?

O que se sabe sobre a variante BQ.1?

A BQ.1 é uma variante da Ômicron e provoca os mesmos sintomas da Covid-19 — por exemplo, febre, dor de cabeça, dor e fadiga muscular, tosse, perda do olfato e paladar, além de tosse e falta de ar.

No entanto, a diferença é que a BQ.1 possui “escape imune”. Portanto, possui maior poder de infecção devido às suas características. Além disso, ela contém uma mutação específica na proteína spike, presente no coronavírus, que amplia a entrada da doença no organismo humano.

Como se proteger

Especialistas preveem que as próximas semanas poderão ser críticas, com mais pessoas contaminadas com a nova BQ.1. Então, é fundamental receber todas as doses da vacina para minimizar o agravamento de possíveis infecções.

As recomendações gerais prevalecem: higienização das mãos, incluindo o uso frequente de álcool em gel; uso de máscaras (mesmo que não seja mais obrigatório) em locais de aglomeração; e isolamento em casos suspeitos da doença.

Por fim, pessoas com comorbidades — imunossuprimidas, com obesidade, entre outras condições –, crianças e idosos precisam redobrar os cuidados. Assim, ao sinal de quaisquer sintomas, é aconselhável buscar atendimento para o diagnóstico adequado.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite