Vacuum abdominal afina a cintura? Como fazer e benefícios

Bem-estar Movimento
26 de Outubro, 2023
Vacuum abdominal afina a cintura? Como fazer e benefícios

Muitas pessoas já foram impactadas, nas redes sociais, com vídeos de pessoas fazendo o famoso vacuum abdominal. Também chamado de stomach vacuum ou vácuo abdominal, a técnica parece “fácil” demais para ser verdade: aparentemente, basta contrair o abdômen e respirar fundo. A promessa de benefícios são inúmeras: tonificar o músculo e até afinar a cintura. Mas será que, de fato, o exercício traz tantos benefícios?

Leia mais:  Prancha abdominal: o que é, benefícios e como fazer

Vacuum abdominal: o que é e benefícios

O vacuum abdominal é um exercício isométrico, ou seja, quando mantém-se um músculo ou grupo muscular sob tensão, sem movê-lo ou alterar a posição do corpo, por um período de tempo. Outros exemplos de exercícios com isometria é o abdominal prancha ou o achamento.

Nesse sentido, o vacuum ajuda a fortalecer os músculos do abdômen, melhora postura e movimentos, reduz a dor nas costas e pode ajudar a tonificar e secar a área. De acordo com uma pesquisa de 2019,  o exercício ajuda a estabilizar a coluna e reduzir a carga sobre a coluna, o que causa lesões e dor.

Um estudo de 2022 também descobriu que o exercício proporcionou um efeito protetor para trabalhadores sedentários sentados com dor lombar crônica. E, ainda, um estudo de 2015 descobriu que a combinação do treinamento muscular respiratório com o vacuum melhorou a função pulmonar de pessoas que estão fazendo a reabilitação de acidentes vasculares cerebrais.

Como fazer o exercício?

É possível realizar o vacuum abdominal em várias posições, como deitado ou em pé, por exemplo. No entanto, especialistas recomendam que os iniciantes devem fazê-lo em pé para garantir a postura correta. Veja um passo a passo de como fazer:

  • Fique em pé com as duas mãos nos quadris. Certifique-se de que as costas estejam retas e não caídas;
  • Então, expire completamente por 3–5 segundos para esvaziar os pulmões;
  • Em seguida, contraia os músculos abdominais profundos, puxando o abdômen para dentro, como se estivesse tentando encostar o umbigo nas costas.
  • Mantenha a posição por 15-30 segundos, ou até a falha. Os iniciantes só conseguem manter a posição por 5 a 10 segundos. É importante observar que a pessoa não deve prender a respiração enquanto mantém a posição da barriga. Inspire enquanto relaxa o estômago.
  • Repita de 3 a 5 vezes. Faça de 3 a 4 vezes por semana.

Afinal, o vacuum abdominal afina a cintura?

Existem alguns riscos relacionados ao exercício. Por envolver um trabalho respiratório, uma pessoa pode ficar tonta se fizer o movimento de forma inadequada, por exemplo. Além disso, é importante ficar alerta quanto ao excesso de promessas.

Muitos afirmam que praticar exercícios por várias semanas pode deixar a barriga chapada ou eliminar vários centímetros da cintura. No entanto, o exercício por si só não é suficiente para atingir este objetivo.

De fato, o vacuum abdominal ajuda a estabilizar a coluna e aliviar a dor lombar. Porém, outras mudanças no estilo de vida também são fundamentais caso o objetivo seja perder gordura ou afinar a cintura. Por exemplo, praticar atividade física regular, bem como ter uma alimentação saudável e balanceada.

Referência: Medical News Today.

Alimentação e Movimento
Quer treinar em casa, mas não sabe como começar? Baixe o app da Vitat e tenha acesso a programas gratuitos para colocar o corpo em movimento!

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show