Vacinação de crianças contra sarampo e influenza: confira o calendário

Saúde
22 de Março, 2022
Vacinação de crianças contra sarampo e influenza: confira o calendário

A vacinação de crianças contra sarampo e influenza começa no dia 4 de abril, assim como a dos adultos. A campanha será voltada para 12,9 milhões de crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Nesse primeiro momento, também serão vacinados os trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

“A meta é vacinar, no mínimo, 95% (12,3 milhões) dessas crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Para os trabalhadores da saúde, não haverá meta de cobertura vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas. Além disso, proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde”, explicou o Ministério da Saúde em nota.

Leia mais: Vacinas para crianças: afinal, quais são as principais?

Calendário de vacinação de crianças contra sarampo e influenza

Na estratégia definida pelo Ministério da Saúde, as duas vacinas – tríplice viral e influenza – serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas na imunização.

Calendário

  • De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde, juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;
  • De 3 de maio a 3 de junho de 2022: vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e segunda etapa da vacinação contra influenza.

Crianças de 5 anos foram excluídas de vacinação contra a gripe

Diferentemente do ano passado, em 2022 as crianças de 5 anos não estão na lista de pessoas que poderão se vacinar contra a gripe. Lembrando que, até o ano passado, eles faziam parte do grupo prioritário, que abrangia crianças com menos de 6 anos.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, nos bastidores, técnicos afirmaram que o motivo da alteração é emparelhar a idade alvo com a vacinação do sarampo. Além disso, especula-se que há uma falta de seringas.

Vacinação contra gripe incluirá nova cepa

Ainda de acordo com a pasta comandada por Marcelo Queiroga, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante será produzido pelo Instituto Butantan e garantirá eficácia contra as novas cepas, como H1N1, H3N2 e tipo B, por exemplo.

No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. No entanto, para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Leia mais: Agende sua vacina contra a gripe

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma