Vacina da gripe 2024: aplicação começa nessa segunda-feira; veja quem pode se vacinar
A campanha de imunização contra a gripe 2024 começa hoje (25) em todo Brasil. Tradicionalmente, a campanha para incentivar a vacina da gripe acontece entre abril e maio, porém, em 2024, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país, o Ministério da Saúde resolveu antecipar a campanha.
A estratégia é se preparar para os meses mais frios do ano, no inverno. Entre maio, junho e julho, os casos de gripe tendem a aumentar exponencialmente. Portanto, com a antecipação, o Ministério estima atingir 75 milhões de pessoas imunizadas.
“Desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Portanto, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, diz Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Assim, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus (A,B e C) em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
Veja também: Estratégias para curar a gripe mais rápido
Quem pode se vacinar contra a gripe
Segundo o boletim Infogripe da FioCruz, divulgado no dia 7/3, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma das complicações mais graves da gripe, cresceu em todo Brasil, voltando a afetar especialmente crianças e idosos. Dessa forma, neste momento, serão priorizados os grupos de risco. Veja quais são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Por fim, a população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Leia também: Doenças de outono: conheça as mais comuns e saiba como evitar
“Vemos o aumento desse impacto principalmente em crianças pequenas, de até dois anos de idade. Porém, sabemos também que os idosos têm um risco de vir a falecer por conta do VSR. Então, com a retomada desse vírus, tanto crianças pequenas quanto idosos têm que ficar atentos. E o VSR, em particular, vemos em todas as regiões do país com sinal de retomada, o que pode naturalmente estar associado justamente à volta às aulas, sendo um grande facilitador. Portanto, é um cenário que requer bastante atenção”, alerta Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe.
Vacina da gripe 2024: onde se imunizar
A vacina da gripe (Influenza), está disponível a partir de hoje nas UBS e AMAs em todo Brasil. Além disso, o horário de funcionamento é das 7h às 19h. Assim, para encontrar a unidade de saúde mais próxima de você, é só utilizar o serviço Busca Saúde clicando aqui.
Por fim, para reforçar a imunização, os municípios podem adotar a estratégia de realizar o Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados e imunização além das unidades de saúde, em escolas e em áreas indígenas.
Veja também: Imunidade no frio: por que ficamos mais doentes nessa época do ano?