Vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 6 meses é liberada

Saúde
14 de Outubro, 2022
Vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 6 meses é liberada

O Ministério da Saúde liberou a vacina contra a Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos. Entretanto, a liberação vale apenas para quem convive com comorbidades. A pasta não informou quando receberá ou o total de vacinas designadas para este grupo.

Assim, a aplicação será realizada com a vacina da Pfizer e a decisão foi aprovada pela Anvisa em setembro. Agora, o impasse no Ministério da Saúde é sobre incluir ou não o imunizante contra o coronavírus no plano de imunização dos pequenos.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, na quinta-feira, (13/10), a pasta irá solicitar à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) uma avaliação sobre a possível ampliação do uso da vacina infantil nessa faixa etária. No entanto, até que a comissão analise o pedido, a vacinação contra a Covid-19 em crianças só deve acontecer em quem tem alguma comorbidade. 

Vacina contra Covid-19 em crianças: afinal, o que muda?

Diferente das crianças que já poderiam se vacinar desde o início de 2022, a vacina para bebês e crianças de 6 a 4 anos tem a dosagem e composição diferentes. Assim, a aplicação deve ocorrer em três doses de 0,2 ml cada. 

O intervalo entre as duas primeiras doses deve ser de 3 semanas. Então, a terceira dose deve ter aplicação após 8 semanas da segunda. A identificação do frasco também será diferente, e contará com a tampa na cor vinho. Assim, facilitando a identificação tanto dos pais ou responsáveis quanto dos enfermeiros

“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez fora do congelamento, o frasco fechado pode ter armazenamento em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar