Quanto tempo esperar para tomar a vacina após ter Covid-19?

14 de janeiro, 2022

Com  o avanço da variante Ômicron e a disparada de pessoas diagnosticadas com coronavírus, o que não faltam são dúvidas sobre esse novo momento da pandemia. Dessa forma, uma das mais comuns é: Quanto tempo esperar para tomar a vacina após ter Covid-19? Confira agora.

Leia mais: Novos sintomas da Ômicron incluem três sinais na pele, unhas e lábios

Devo esperar para tomar a vacina após ter covid-19?

De acordo com o Ministério da Saúde, sim. Dessa maneira, quem foi infectado pela Covid-19 deve adiar a vacinação por pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. O prazo de espera para aqueles que tiveram covid, mas sem sintomas – os chamados “assintomáticos” – é o mesmo. Porém, ele deve ser iniciado a partir do primeiro exame de PCR positivo.

O prazo vale para quem vai tomar a primeira, segunda ou terceira dose. Porém, caso uma pessoa apresente sintomas de resfriado e a Covid-19 seja descartada, não há problema em receber o imunizante. O único ponto de atenção, nessa situação, é não ter tido febre nas últimas 48 horas.

Leia mais: Assintomáticos: testou positivo, mas está sem sintomas? Saiba o que fazer

Por que esperar um mês?

O médico André Ricardo Ribas Freitas, professor de epidemiologia da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, explicou ao jornal Folha de São Paulo que a orientação de adiar a vacinação após ser infectado pelo vírus tem relação com a produção de anticorpos durante esse período.

“Ao receber o antígeno, o corpo do paciente começa a produzir anticorpos para neutralizar o vírus e, ao produzir anticorpos, o corpo está aprendendo a se defender. Se o paciente já tem níveis de anticorpos suficientemente altos para neutralizar esse vírus, a vacina corre o risco de a vacina não fazer efeito”, explica Freitas.

Por isso, as quatro semanas seriam o tempo necessário para a redução dos níveis de anticorpos. Assim, quando o paciente receber a injeção, seu sistema imunológico estará preparado para trabalhar com novos anticorpos.

Tomei antes do tempo. Há riscos?

O principal benefício da vacina é prevenir a Covid. Dessa forma, de acordo com o Ministério da Saúde, “é improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença”.

“Como a piora clínica [da covid-19] pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas”, completou a pasta. Dessa forma, embora não tomar a vacina antes do prazo não represente riscos para a saúde, o ideal é esperar o prazo recomendado.

Leia mais: Quando tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19?

Fonte: Ministério da Saúde e Folha de São Paulo.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Fernanda Lima
Subeditora de nutrição, saúde e bem-estar.