Uxi amarelo: Os benefícios da planta medicinal amazônica
O uxi amarelo é uma planta medicinal típica da Amazônia muito usada como suplemento alimentar. Também conhecida pelos nomes de uxi-pucu, uxi-liso, uxi, pururu e uxuá, ela é consumida em forma de chá.
Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina, que tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos, além de ser um estimulante imunológico.
Benefícios do uxi amarelo
Alivia inflamações
Naturalmente anti-inflamatória, a planta medicinal pode aliviar diversas inflamações que prejudicam o corpo. Nesse sentido, essas inflamações podem levar ao desenvolvimento de doenças.
Aliado da saúde feminina
Além de ajudar no tratamento de endometriose e ovários policísticos, também promove o alívio das dores dos miomas. Não só, ajuda na regulação do ciclo menstrual.
Leia também: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM
Protege a saúde do estômago
Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos, a planta também protege a saúde do estômago. Assim, alivia os sintomas e ajuda no tratamento de problemas como a gastrite – inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.
Ajuda no controle do colesterol
A casca ou as folhas do uxi amarelo, bem como seu chá e seu suplemento, pode ajudar no controle do colesterol mau, ou seja, alivia e ajuda a tratar a hipercolesterolemia. Dessa forma, é possível dizer que a planta também promove a proteção da saúde do coração.
Leia também: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Como usar o uxi amarelo
- Chá – feito a partir da casca;
- Cápsulas (suplementação oral);
- Em pó;
- Folhas secas e casca.
No caso do chá, ele deve ser feito utilizando 10 gramas da casca da planta junto a 1 litro de água fervente. Após alguns minutos, ele estará pronto para consumo.
Leia também: Óleo de borragem: O que é e benefícios
Contraindicações para o uso do uxi amarelo
Não estão descritos efeitos colaterais. No entanto não é recomendado consumir uxi amarelo sem orientação de um médico ou fitoterapeuta. Além disso, a planta não deve ser consumida por gestantes ou mulheres em fase de amamentação.