Em SP, uso de máscaras no transporte público volta a ser obrigatório

Saúde
25 de Novembro, 2022
Em SP, uso de máscaras no transporte público volta a ser obrigatório

O uso de máscaras no transporte público voltou a ser obrigatório na cidade de São Paulo. A medida passa a valer a partir deste sábado (26), após análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19.

Além da capital, o governo de São Paulo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios e reitera que é “fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus”.

A medida, tomada cerca de dois meses após a suspensão, ocorre depois de o Estado ter registrado aumento expressivo na transmissão do vírus. O reflexo é visto, sobretudo, nos indicadores de internações em leitos de enfermaria e UTI.  Dessa forma, nos últimos 14 dias houve um crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente. Como consequência, a média diária já passa de mais de 400 novas internações.

Vale lembrar que além do uso de máscaras no transporte público, a obrigatoriedade também passa a valer em aeroportos e aviões nesta sexta-feira (26).

Leia mais: Máscaras em aeroportos e aviões: crianças precisam usá-las?

Aumento de casos de Covid e o uso de máscaras no transporte público

De acordo com o governo de SP, “circulam atualmente diversas subvariantes da variante Ômicron, ainda com predominância da subvariante BA.5 e crescimento progressivo de casos relacionados à subvariante BQ1. As internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos e/ou com comorbidades/imunodeprimidos. Isto é, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2, o que permite prever aumento de óbitos nas próximas semanas.”

Boletim divulgado ontem pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostra que Estados de todas as regiões brasileiras registraram aumento de casos de covid-19 no início de novembro, frente ao mês anterior. Atualmente, a doença representa mais de 61% de todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país.

Nesse sentido, estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo registraram crescimento nos casos da doença. O aumento ocorreu na população adulta e nas faixas etárias de pessoas com mais de 60 anos.

Orientações sobre nova onda de Covid

Especialistas apontam que, mais do que nunca, é fundamental manter o esquema de imunização contra a Covid-19 em dia. Ou seja, quatro doses da vacina para a população com mais de 18 anos.

Além disso, deve-se voltar a utilizar máscara em locais fechados, preferir ambientes ao ar livre, evitar aglomerações e, ao apresentar sintomas gripais, fazer um teste. Se o diagnóstico for positivo, é fundamental evitar o contato com outras pessoas por sete dias após o início de sintomas. O prazo deve ser estendido para dez dias se febre e sintomas respiratórios persistirem.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher grávida comendo um pote de iogurte com frutas na cozinha
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Quantas calorias a gestante deve consumir por dia?

Especialista afirma: mais importante do que a quantidade de calorias, é a qualidade da alimentação durante a gestação

benefícios do limão
Alimentação Bem-estar Saúde

Conheça os 10 benefícios do limão para a saúde (mais receitas)

O limão é aliado da boa imunidade, além de ser eficiente na saúde digestiva. Veja outros benefícios da fruta!

Doença renal
Saúde

Doença renal crônica deve se tornar a quinta causa de morte no mundo

Especialistas alertam que epidemia silenciosa exige prevenção e diagnóstico precoce