Unha-de-gato: Para que serve e como fazer o chá
A unha-de-gato, também chamada de herinha, é uma planta medicinal de propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem beneficiar muito a saúde. Por isso, ela é muito presente na fitoterapia.
Usada no tratamento de infecções e para tratar problemas no estômago, a forma mais comum de aproveitar seus benefícios é ao beber o chá preparado de suas folhas.
Benefícios da unha–de-gato para a saúde
Fortalece a imunidade
A princípio, por ser naturalmente anti-inflamatória e repleta de antioxidantes, é capaz de fortalecer a ação protetora da imunidade e dificultar que doenças e inflamações prejudiquem a saúde do organismo.
Poder antioxidante
A unha-de-gato é rica em flavonoides, substâncias com funções antioxidantes no organismo, ou seja, impedem a ação dos radicais-livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e até mesmo mutações que poderiam levar a um câncer
Leia também: Água de alho pode aumentar a imunidade?
Unha-de-gato protege a saúde do coração
As folhas dessa planta são capazes de ajudar na regulação da pressão arterial, evitando que ela eleve-se. Ou seja, ao prevenir a pressão arterial alta, ela protege a saúde cardiovascular, evitando possíveis graves consequências.
Pele jovem e saudável
Devido à abundância em antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Basicamente, o envelhecimento precoce é resultado do estresse oxidativo, provocado pela ação de radicais livres. As consequências são o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Em casos mais graves, câncer de pele.
Combate a retenção de líquido
Por certo, devido ao fato de ser naturalmente diurética, pode não apenas evitar mas também combater a retenção de líquido. Entre os efeitos da retenção, ela pode causar a impressão de ganho de peso, uma vez que provoca inchaço.
Como usar a unha-de-gato
- Chá
- Extrato líquido
- Tinturas
- Cápsulas de suplementação
Leia também: Chás diuréticos para desinchar
Contraindicações
- Gestantes e lactantes não devem fazer uso da planta
- Também, não é aconselhável para pessoas em fase de recuperação pós-cirúrgica
- Em caso de úlcera estomacal, é preferível evitar seu consumo