Treino Stronglifts 5×5: O que é e como funciona
Para ganhar massa muscular e atingir a hipertrofia, é preciso ter foco e paciência. Mas apesar de não ser um objetivo fácil para todas as pessoas, é possível atingi-lo. Uma ótima estratégia para ganhar força e músculos é o treino stronglifts 5×5.
Quando treinamos por muito tempo, por exemplo, o nosso corpo fica acostumado ao esforço e acaba atingindo o efeito platô — os nossos músculos se familiarizam com o tipo de exercício realizado e não evoluem mais. O treino stronglifts 5×5, então, entra como uma alternativa ao problema.
Leia mais em: Efeito platô no treino: O que é e como quebrá-lo
Assim, este tipo de treino se baseia em 5 exercícios divididos em treinos A e B, e utilizando cargas maiores e menos repetições por série. Isto é, um treino 5×5 geralmente envolve 5 séries de 5 repetições.
Indicado para iniciantes ou atletas intermediários, o treino stronglifts 5×5 ajuda a construir uma base de consciência corporal e de força. O que melhora, por sua vez, a mobilidade dos músculos e os movimentos.
Leia também: Boot camp: Os benefícios do treino que detona calorias
Exemplo de treino stronglifts 5×5
Os exercícios devem ser feitos apenas 3 vezes por semana. É fundamental, entretanto, respeitar o descanso nesse tipo de treinamento para estimular o crescimento muscular: a recuperação adequada permite que as fibras musculares, rompidas durante a atividade física, cresçam em volume e número — aumentando, dessa forma, o tamanho dos músculos.
O treino A é composto por: agachamento, supino e remada curvada. O treino B, por outro lado, engloba: agachamento, desenvolvimento com barra e levantamento terra.
Para evitar lesões, você deve fazer 3 séries de aquecimento. Sendo assim, durante a primeira série, utilize 50% do total da carga utilizada; na segunda, 70%; e na terceira, 90%.
Leia também: Plogging: Mistura de atividade física com prática sustentável