Treino para o peito: 7 melhores exercícios para fortalecer e definir

Bem-estar Movimento
05 de Novembro, 2021
Treino para o peito: 7 melhores exercícios para fortalecer e definir

Desenvolver o peitoral é o objetivo de diversas pessoas que iniciam os exercícios físicos. A boa notícia é que o treino para o peito pode ser feito tanto na academia, quanto em casa, sem pesos. 

Para entender melhor, o peitoral é um grupo dividido em dois músculos principais: o peitoral maior e o peitoral menor. Assim, as pessoas costumam trabalhar nos treinos o peitoral maior, que fica por cima e, consequentemente, mais visível. No entanto, esse músculo também é dividido em 3 partes menores: superior, médio e inferior, que precisam ser trabalhadas.

Dessa maneira, todas as partes do músculo são ativadas durante o treino para o peito. Mas também é possível focar em apenas uma área com exercícios específicos.

Benefícios do treino para o peito

O treino para o peito apresenta diversos benefícios, tanto estéticos quanto funcionais. Ele ajuda a fortalecer e definir a musculatura peitoral, contribuindo para um tórax mais desenvolvido e simétrico.

Além disso, melhora a postura ao trabalhar músculos importantes da parte superior do corpo, como os ombros e as costas. O treino para o peito também aumenta a força funcional, facilitando atividades do dia a dia que envolvem empurrar ou levantar objetos.

Leia mais: Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Como aquecer o peito antes do treino?

Antes de iniciar o treino, é fundamental aquecer os músculos peitorais para evitar lesões e melhorar o desempenho. Uma maneira eficaz de aquecer a região é realizar exercícios de mobilidade articular, como círculos com os braços, que ajudam a ativar os ombros e o peitoral.

Em seguida, realizar exercícios como flexões de baixa intensidade ou supinos leves, com pouco peso, também é uma boa forma de estimular os músculos peitorais de forma gradual.

O uso de elásticos para movimentos de abertura e fechamento do peito também auxilia no aquecimento dos ombros e na ativação do peito, preparando-o para cargas mais pesadas.

Já para realizar os exercícios, faça quantas repetições e séries aguentar e aumente o número conforme o tempo. Veja abaixo os melhores exercícios para fortalecer e definir os músculos do peitoral:

1. Supino reto com barra

O supino reto com barra é um dos melhores exercícios para ganhar força e volume na musculatura peitoral. Ele trabalha principalmente a parte central da região, ajudando a abrir o peito e a dar definição aos músculos. É um exercício clássico para incluir em qualquer treino de peito.

  • Deite-se de costas no banco, com a coluna reta;
  • Em seguida, segure a barra com as mãos na largura dos ombros;
  • Mantenha os cotovelos afastados para o lado de fora e empurre a barra para cima, estendendo os braços.
Supino reto com barra

Leia também: Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

2. Flexão tradicional

A flexão é um exercício de peso corporal que pode ser feito em qualquer lugar, ideal para quem busca treinar a região, mesmo em casa. Além de trabalhar o peitoral, ela também ativa o core e os ombros, ajudando a melhorar a resistência muscular e a tonificação da parte superior do corpo.

  • Coloque as duas mãos no chão na largura dos ombros e, depois, estique as pernas até formar uma linha reta desde os ombros até os pés;
  • Dobre os braços e desça com o peito em direção ao chão até formar um ângulo de 90° com os cotovelos. Volte subindo para a posição inicial.
Flexão tradicional

3. Crucifixo invertido com halteres

O crucifixo invertido com halteres é excelente para fortalecer a parte posterior dos ombros e a região das escápulas, ajudando a fechar o peito e equilibrar a postura. Ele melhora a estabilidade do ombro e reduz o risco de lesões, sendo um complemento importante em qualquer rotina de exercícios para o peito.

  • Deite-se em um banco, de barriga para baixo, e segure um haltere em cada mão;
  • Com os braços ao lado do corpo e na altura dos ombros, eleve os halteres na lateral;
  • Execute o movimento lentamente, porém, colocando toda a força nesses músculos.
Crucifixo invertido com halteres

4. Crossover com pegada alta

Este exercício com cabos é muito eficiente para definir e também fechar o peito, especialmente na parte inferior do músculo peitoral. Ele também é ótimo para trabalhar a simetria dos músculos, pois exige controle e equilíbrio, sendo ideal para quem busca um treino completo de peitoral.

  • Segure ambos os puxadores do aparelho de cabos;
  • Puxe os puxadores para baixo, até que as mãos se toquem em frente à cintura, mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados;
  • Retorne à posição inicial com as mãos no nível dos ombros.

Crossover com pegada alta

5. Crucifixo no voador

O crucifixo na máquina voadora é um exercício isolador que foca diretamente no músculo peitoral, sendo ideal para quem deseja abrir o peito e aumentar a largura do tórax. Além disso, ele é ótimo para conseguir uma contração máxima, promovendo uma melhor definição muscular.

  • Inicie o movimento sentado na máquina, com as costas retas. Dessa forma, segure as alças de modo que os antebraços fiquem paralelos ao chão;
  • Depois, traga as alças do equipamento em direção ao peito, aproximando os braços e levando-os para o centro;
  • Contraia o músculo por um segundo e volte lentamente ao posicionamento inicial.
treino para o peito

Leia também: Tríceps: Confira os melhores exercícios para fortalecer o músculo

6. Pullover com halteres

O pullover é um exercício versátil que trabalha tanto o peito quanto os dorsais. É ótimo para fortalecer o peito, aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a amplitude de movimento. Quando executado corretamente, ele pode ajudar a desenvolver uma musculatura peitoral mais completa e bem definida.

  • Deite-se com as costas em um banco, segurando um haltere com ambas as mãos acima do peito;
  • Mantendo os braços levemente flexionados, abaixe o haltere para trás da cabeça, até sentir um alongamento no peito;
  • Volte à posição inicial, trazendo o haltere novamente acima do peito.

Pullover com halteres

7. Flexão inclinada

A flexão inclinada é uma variação que foca na parte superior do peitoral, sendo ideal para quem deseja dar mais definição ao tórax. Como é feita com o corpo inclinado, ela exige mais da musculatura superior e pode ser facilmente incluída em treinos para o peito em casa.

  • Coloque as mãos em um banco ou superfície elevada e estique as pernas para formar uma linha reta com o corpo;
  • Dobre os braços e desça o peito em direção ao banco, mantendo os cotovelos abertos;
    Suba novamente, estendendo os braços e mantendo o controle do movimento.

Flexão inclinada

O que treinar com peito?

Ao exercitar o peito, uma boa dica é combinar esse treino com outros músculos. Uma das combinações mais comuns é peito e tríceps. Isso acontece porque, em muitos exercícios de peito, como o supino e a flexão, o tríceps acaba sendo ativado de forma indireta. Treinar esses dois músculos no mesmo dia otimiza tempo e garante que ambos sejam bem trabalhados.

Outra sugestão é unir o treino de peito com o treino de ombros. Assim como o tríceps, os ombros também são bastante exigidos em exercícios de peito, onde a parte anterior do ombro, chamda deltóide anterior, trabalha com o peitoral para empurrar o peso ou o próprio corpo. Dessa forma, você consegue um treino focado na parte superior do corpo sem sobrecarregar os músculos durante a semana.

Há também quem prefira combinar peito com costas, criando um esquema de “push-pull”, ou “empurrar e puxar”, onde você treina um músculo de empurrar (peito) e outro de puxar (costas). Isso ajuda a equilibrar o desenvolvimento muscular, evitar problemas posturais e ainda deixa o treino mais completo.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva