Treino de cardio: ajuda ou atrapalha a hipertrofia? Personal explica
Você é do time que cumpre o cardio rigorosamente ou foge, de fininho, logo após o treino de musculação? Bom, se você faz parte do segundo grupo, provavelmente já deve ter ouvido falar que o treino de cardio prejudica o ganho de massa muscular. Afinal, essa afirmação é mito ou verdade? Veja o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat!
Veja também: Microtreino: sessão de 5 minutos traz algum benefício?
Treino de cardio: ajuda ou atrapalha a hipertrofia?
Músculos mais aparentes, aparência mais atlética e pouca gordura… esse é o objetivo da maioria das pessoas que buscam hipertrofia através da musculação. Mas só pegar peso pode não ser o suficiente para garantir os resultados. É aí que o treino de cardio ganha mais relevância já que, de modo geral, esse tipo de exercício tende a favorecer o ganho de massa muscular.
Seja na bike, esteira ou escada, o treino de cardio melhora a capacidade respiratória e pulmonar. Consecutivamente, esses benefícios melhoram a performance no treino, como explica o personal da Bio Ritmo, Thiago Tavares:
“Ter uma rotina de cardio faz com que a gente se sinta menos cansado, gerando uma economia de energia no treinamento de musculação. Então o treino de força (musculação) tende a render muito mais”, diz o profissional.
Na prática, isso significa que, quando o cardio está em dia, a nossa frequência cardíaca é mais eficiente, o que nos permite elevar as cargas, realizar mais repetições e até mesmo melhorar a amplitude de movimento. Tudo isso sem se cansar rapidamente.
Mais benefícios
Além de contribuir para o desempenho no treino de musculação, incluir o treino de cardio na sua rotina de atividades físicas traz outras vantagens fundamentais para o ganho de massa muscular. Veja a seguir:
- Diminui o percentual de gordura, deixando os músculos mais aparentes;
- Aumenta a irrigação sanguínea dos músculos, melhorando o sistema circulatório;
- Estimula a produção hormonal, como testosterona e GH (hormônio do crescimento);
- Aumento da resistência cardiovascular;
- Fortalece o sistema imunológico.
Cuidado com o ‘overtraining’ no treino de cardio
Como você já viu, combinar o treino de cardio e musculação, certamente, é uma ótima aposta. Mas para ganhar eficiência nos resultados, é necessário ter alguns cuidados e o principal deles é não exagerar no cardio. Como o personal explica, o excesso de cardio pode levar a um ‘overtraining’, que indica uma carga de exercícios muito alta que dificulta a recuperação do organismo. Ou seja, nesses casos, o esforço é tão grande que o nosso corpo tem uma recuperação mais difícil e lenta.
Dessa forma, o cardio deve ser feito sempre com acompanhamento e dentro de um treino individualizado. Nesses casos, o descanso é fundamental para garantir que o corpo se recupere corretamente e siga avançando na hipertrofia, sem riscos de lesões.
Dieta equilibrada: o combustível para seguir avançando
Outro grande norteador da hipertrofia é a dieta balanceada. É através dela que temos energia suficiente para suprir a necessidade do organismo de maneira eficaz. Sem ela, é difícil conseguir chegar na hipertrofia. Por isso, é essencial investir em uma alimentação rica em proteínas e com baixo percentual de gordura.
Frango, peixes, carnes e ovos são excelentes opções de proteína que podem ser acompanhados de ovos, lentilha, grão de bico, feijão e folhas verdes.
Tempo e paciência para chegar lá!
Ganhar massa muscular é uma tarefa que exige constância e dedicação. Isso porque a hipertrofia não acontece de um dia para o outro. Até ’chegar lá’, é necessário ser firme no propósito, aliando o treino de força (musculação), cardio, o descanso e a alimentação correta. Embora o processo seja desafiador, ao longo do caminho os resultados ficam visíveis.
“Essa combinação vai levar a tão sonhada hipertrofia – a médio a longo prazo. O resultado vem, você só precisa ter foco!”, finaliza, Thiago.
Fonte: Thiago Tavares, personal na academia BioRitmo.