Trail running: O que é e como funciona a corrida em trilha

23 de outubro, 2020

Se você prefere atividades físicas que sejam diferentes e desafiadoras,  o trail running pode ser uma ótima opção. O trail running é uma das diversas modalidades da corrida tradicional. De acordo com a International Trail running Association, o esporte pode ser definido como uma corrida a pé na em ambientes da natureza.

Dessa maneira, a corrida pode acontecer em uma variedade de lugares, como estradas de terra, trilhas, florestas, montanhas ou até mesmo em locais cobertos por gelo e neve. No entanto, a corrida também pode ser feita em superfícies de rua e concreto, em até 20% da distância total da corrida. 

No Brasil, o número de adeptos ao trail running cresce a cada dia mais, assim como a quantidade de competições. Além disso, o esporte já é reconhecido como modalidade do atletismo pela  Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Por isso, nos dias atuais é comum ver grupos de pessoas com roupas coloridas, mochilas e equipamentos de corrida em lugares da natureza.

Leia também: Corrida x remada: Entenda qual treino é melhor

Como funciona o trail running

Uma das grandes características desse esporte é a variação de subidas e descidas e os quilômetros de subida vertical podem chegar a mais de 10 km. 

As competições de trail running são divididas em dois módulos: autossuficiência e semi-suficiência. No primeiro, participante leva consigo uma mochila equipada, com alimentação, roupas apropriadas, água e objetos necessários para correr. 

Leia também: Corrida estacionária: Como correr sem sair do lugar

Já as provas de semi-suficiência são mais comuns, onde o competidor leva o mínimo de itens possível. Isso porque durante o trajeto, é possível encontrar postos para repor a alimentação e hidratação.

Além de o trail running proporcionar adrenalina e diversão, também trabalha os músculos das pernas e dos membros superiores.

Contudo, pessoas que desejam começar o esporte mas ainda estão no nível iniciante, devem estar com um orientador que irá auxiliá-los para evitar possíveis acidentes.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.