Como trabalhar o dia inteiro sentado prejudica o corpo
Se você trabalha, é provável que passe a maioria do tempo sentado. Quando você se levanta de vez em quando, talvez perceba que o bumbum está um pouco dolorido, ou que o quadril está tenso. Bem, não é apenas imaginação. Embora todo esse excesso de digitação e movimentação mínima possa ser bom para sua carreira, não é tão bom para o corpo.
Mas, a boa notícia é que não é preciso abandonar a carreira. Pois, seja trabalhando em um escritório ou em casa – no modelo home office -,existem medidas que você pode tomar para impedir que a posição que passa o dia inteiro não seja (tão) prejudicial aos músculos, postura e articulações.
Quanto mais tempo sentado menos o bumbum trabalha
Quando você fica sentado o dia todo, basicamente o que acontece é que os glúteos estão sem contração. Como a região afeta o movimento do quadril, a rotação da pelve e a estabilidade pélvica, o que é ruim para o seu bumbum é ruim para todo o seu corpo. Afinal, tudo está conectado. Da mesma forma, como os glúteos são responsáveis por muitos movimentos na vida diária e nos exercícios físicos, eles precisam estar saudáveis.
Leia também: 5 erros da dieta que você comete no trabalho
Sentar “errado” afeta a postura e causa dores nas costas
Permanecer sentado por longos períodos de tempo, especialmente com má postura, faz com que os flexores do quadril se contraiam, o que impede a ativação dos glúteos. Portanto, quando isso acontece, a pélvis não pode girar para frente, causando compressão na região lombar, o que pode resultar em dores nas costas. Assim, com o tempo, se não for controlado, isso pode levar à dor crônica. Obviamente, é provável que você não tenha efeitos negativos após algumas semanas ou meses sentando a maior parte do dia. Mas, depois de anos, começa a se acumular.
Leia também: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar
Dores em outras partes do corpo
Se o quadril ou glúteos não está funcionando corretamente, isso pode aumentar a força de impacto dos joelhos e tornozelos. Pois, quando um músculo grande não está puxando seu peso, a pressão e a força se deslocam para pontos mais fracos. Não há problema em os músculos se ajudarem. Existem muitos exercícios que requerem um músculo principal, mas também recrutam vários outros para ajudar. Porém, o que não queremos é que outros músculos entrem em ação porque os principais simplesmente não estão ativos ou ficaram fracos.
Leia também: Lanchinhos low carb para comer no trabalho
Como ficar sentado interfere na rotina de exercícios físicos
Passar muito tempo sentado inibe os músculos dos glúteos. Como consequência, a região não se ativa regularmente e fica mais fraca. Isso se chama atrofia muscular, e pode desfazer qualquer trabalho árduo que você tenha feito na academia para construir um bumbum forte e resistente. Sem mencionar que fazer agachamentos pode parecer muito mais difícil do que costumava ser, especialmente à medida que você avança no seu treino e precisa se esforçar mais para continuar.
Leia também: 10 dicas para driblar a ansiedade no trabalho
Como minimizar os impactos do tempo sentado
Comece com a postura. Ajuste a cadeira para que seus quadris fiquem ligeiramente acima dos joelhos, com os pés apoiados no chão. Então, verifique se a região lombar é apoiada por um ponto resistente. Mantenha os ombros relaxados, mas na vertical. A tela do computador deve estar no nível dos olhos ou abaixo. Porém, se estiver muito baixa, sua cabeça se inclinará para frente. Os cotovelos devem ter a altura da mesa. Também, vale verificar se você está próximo o suficiente da mesa para não alcançar o teclado. Com isso, se você achar que começa o dia com uma postura correta, mas passa a inclinar e dobrar no decorrer do dia, faça alguns intervalos para se recompor.
Da mesma maneira, exercícios regulares podem neutralizar toda essa situação. Desde que você ative os glúteos fora do seu trabalho diário, não precisa se preocupar. Também, existem algumas dicas para reverter esse cenário:
- Pilates para fortalecer e melhorar a postura;
- Agachamentos que visam os quadris e glúteos também são ótimos para quem fica sentado o dia inteiro para estimular esses músculos e mantê-los fortes;
- Por fim, se estiver se sentindo tenso, use um rolo de espuma nos flexores do quadril, quadriláteros e glúteos uma ou duas vezes ao dia, para aliviar a dor e aumentar a mobilidade e a flexibilidade.