Toxoplasmose ocular: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Saúde
13 de Junho, 2022
Toxoplasmose ocular: conheça as causas, sintomas e tratamentos

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita protozoário toxoplasma gondii e pode infectar muitos tecidos do corpo, especialmente olhos, pulmões, fígado e cérebro. Quando afeta os olhos, é denominada toxoplasmose ocular, uma das causas mais comuns de infecção ocular. Acomete, principalmente, pacientes entre 25-45 anos de idade e é caracterizada por recorrências que podem ocasionar redução visual severa.

Leia mais: Toxoplasmose na gravidez: Conheça os sintomas e como tratar

Quais são as causas?

De acordo com a Dra. Renata, a causa da toxoplasmose ocular é a infecção pelo protozoário toxoplasma gondii. Dessa forma, a transmissão pode ocorrer por vários motivos, tais como:

  • Consumo de alimentos contaminados 
  • Manejo de areia e latas de lixo contaminados por fezes de gato
  • Ingestão de verduras e legumes crus mal lavados
  • Ingestão de cistos de carne crua ou mal cozida

Outro meio de transmissão é a transplacentária, isto é, quando a mãe adquire a infecção durante a gestação e transmite ao feto, além também da transfusão de sangue e terapia com células vivas.

Afinal, quais são os sintomas da toxoplasmose ocular? 

Em crianças, a toxoplasmose ocular pode causar baixa de visão, estrabismo (desvio ocular), nistagmo (movimento involuntário dos olhos ) e mancha branca nos olhos (leucocoria). Por outro lado, em adolescentes e adultos, pode causar baixa de visão, fotofobia, dor ocular e vermelhidão ocular.

Como diagnosticar?

A princípio, para diagnosticar a toxoplasmose ocular, são necessários exames oftalmológicos, tais como: medida da acuidade visual, biomicroscopia ocular, tonometria (medição da pressão intra ocular) e mapeamento de retina.

Tratamento da toxoplasmose ocular

Ainda de acordo com a oftalmologista, o tratamento medicamentoso da toxoplasmose ocular inclui antibióticos via oral, anti-inflamatórios (corticoide oral e em forma de colírio) e ácido folínico. Podem ser necessários, ainda, colírios para dilatar a pupila. Infelizmente, a toxoplasmose ocular não tem cura, apenas controle dos sintomas.

A prevenção se dá de duas formas: através de diagnósticos na gestação, isto é, a realização de sorologia para toxoplasmose na gravidez periodicamente. “Se der positivo, trata-se a infecção para minimizar os riscos de infecção ao feto”, explica a médica. A outra forma de prevenção é evitar o consumo de carne crua mal cozida, alimentos contaminados e cuidados na manipulação de areia.

Fonte: Dra. Renata Rabelo Ferretti, oftalmologista clínica e cirúrgica. CRFM 91006.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show