Tomografia computadorizada: para que serve e como é feita

Saúde
25 de Fevereiro, 2022
Tomografia computadorizada: para que serve e como é feita

Aos primeiros sinais de que algo não está certo com o organismo, o seu médico pode precisar recomendar que você faça exames para detectar o que está comprometendo a sua saúde. Um deles, solicitado com bastante frequência, é o de tomografia computadorizada. 

Também conhecido como TC, esse procedimento é feito por meio de um raio-X, no qual são tiradas as medidas de radiografia em volta do corpo para encontrar indícios de doenças como tumores, embolias, acidentes vasculares cerebrais, entre outros.

O exame é feito com a ajuda de um aparelho denominado tomógrafo e pode ser necessário o uso de contraste e de jejum de até 8 horas por parte do paciente.

Para que serve 

A tomografia computadorizada pode ser pedida pelo médico por uma série de fatores. Assim, após a consulta e os detalhes de histórico de saúde, o profissional pode requisitar o exame para identificar doenças da cabeça aos pés.

A lista pode incluir problemas como infecções, perfurações, êmbolos, doenças respiratórias, e principalmente, tumores. Mas, neste último caso, a TC tem como função averiguar se células de uma parte específica do corpo acabam mudando de lugar, o que pode causar o câncer.

Esse processo é chamado de metástase, e é importante para entender o diagnóstico, a evolução do paciente e o melhor tratamento a ser indicado. Dentre os órgãos em que há uma maior procura pelo uso da tomografia para detecção de tumores, é possível citar:

  • Pulmões
  • Abdome
  • Fígado
  • Tórax
  • Ossos
  • Crânio
  • Coluna

Como é feita a tomografia computadorizada

Após a solicitação médica, o paciente precisa agendar o exame em um hospital, clínica ou laboratório que possua o tomógrafo. O aparelho lembra um tubo gigante, e é nele em que o indivíduo ficará deitado e imóvel enquanto o raio-X mede, por meio da radiação, as partes do corpo.

Mas, nem sempre é preciso tomar o contraste antes de realizar o exame, é apenas necessário quando há indicação médica ou do local agendado. O mesmo vale para o jejum, ele geralmente é requisitado antes da ingestão do contraste. Pois, o uso da substância permite ver com maior clareza partes minuciosas como os vasos sanguíneos.

Leia também: Mamografia: como é feito o exame e quem deve realizá-lo

Resultado e outros exames

A data em que o resultado é gerado pode variar, dependendo do caso do paciente, entre horas e dias. Mas, além da tomografia computadorizada, o médico pode solicitar outros exames complementares para uma melhor detecção do problema de saúde.

É o caso, por exemplo, do PET-Scan (sigla que pode ser traduzida do inglês como tomografia por emissão de pósitrons), considerado uma pouco mais sensível que a TC, e não necessário para avaliar todo tipo de doença, apenas em casos de tumores mais desenvolvidos, por exemplo.

Além disso, outra possibilidade é a cintilografia, feita por meio da medicina nuclear nos ossos. Assim como o PET-Scan, ela também avalia o desenvolvimento de uma doença no esqueleto. Ambos são exames confiáveis, mas em relação ao diagnóstico da fase inicial, a tomografia computadorizada ainda é a mais indicada.

Fonte: Fernanda Barbosa, mastologista, especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama. Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite