Diferença entre os tipos de salmão selvagem e de cativeiro
Talvez você ainda não soubesse disso, mas há diferentes tipos de salmão. Existe o salmão que é criado em cativeiro e o salmão selvagem, que é pescado.
Tipos de salmão: Selvagem x cativeiro
A diferenciação entre os dois tipos de salmão já causou muita polêmica, pois nem sempre sabemos qual exatamente estamos consumindo. Apesar de ambas as variedades serem salmão, apenas um deles possui sua cor alaranjada naturalmente – e outro, não.
Para entender essa diferença, é preciso entender de onde vem sua cor: é gerada pelo pigmento astaxantina. Esse é absorvido pelo salmão selvagem ao se alimentar de camarões. Esse peixe é encontrado em abundância nos oceanos Atlântico e Pacífico.
Entretanto, quando o peixe é criado em cativeiro, não é alimentado da mesma forma. Em contrapartida, sua nutrição é obtida por meio de farinha e corantes, a fim de que adquiria sua coloração natural.
Além disso, nesses cativeiros, o uso de gordura e antibióticos é grande e frequente, com o objetivo de que os peixes cresçam muito e muito rápido.
Cuidados no consumo
Como dito, o salmão de cativeiro merece atenção. Sendo assim, é importante lembrar que ele constitui cerca de 95% do salmão encontrado à venda nos mercados.
Ou seja, o acesso ao salmão selvagem, verdadeiramente saudável, é muito restrito e, com certeza, seu custo é mais elevado.
Vale ressaltar que: em cativeiro, o pigmento do salmão é obtido a partir do Petróleo. Quando consumido em grande quantidade, pode prejudicar a visão, bem como provocar alergias.