Tilt test: para que serve, como é feito, preparo e resultados

Saúde
31 de Agosto, 2022
Tilt test: para que serve, como é feito, preparo e resultados

O Tilt-test é um exame feito para detectar se existe uma razão clínica para eventuais casos de desmaio entre pacientes, independentemente da idade. Também chamado de teste de inclinação, é realizado principalmente em adolescentes e jovens adultos que não possuem uma cardiopatia aparente.

Assim, esse exame é capaz de averiguar com uma maior precisão como funciona a pressão arterial do paciente. Além disso, também detecta se e a sua frequência cardíaca está regular diante de alterações na postura e na inclinação. Isso ocorre por conta de o organismo do paciente ser submetido a diferentes ângulos de posicionamento ao longo do teste.

Leia também: Exame de sangue pode identificar Alzheimer antes dos sintomas

Como é feito o tilt test?

o Tilt-test é realizado por meio de uma maca inclinável, que conta com plataforma propícias para apoio das pernas e dos pés. Nesse equipamento, existe ao menos um cinto de segurança localizado na região da cintura, para prender o tronco firmemente.

O exame precisa ser feito em um ambiente tranquilo, com luz branda e condições climáticas agradáveis. Dessa maneira, ele costuma durar cerca de uma hora, e só pode ser averiguado por um técnico de enfermagem ou médico especializado.

Ao decorrer do teste, o paciente fica na posição supina, ou seja, deitado, por cerca de dez minutos. Após isso, o ângulo passe a ser um pouco mais elevado, a 70º, fazendo com que o indivíduo permaneça numa posição mais ereta por outros vinte minutos.

Nesse tempo, o exame pode dar indicativo de positivo, por meio da reprodução de sinais comuns de condições do corpo, como uma bradicardia ou uma hipotensão. A partir disso, o médico ou técnico de enfermagem precisa checar a pressão arterial a cada dois minutos, com um equipamento automático.

O coração também precisa ser acompanhado com um eletrocardiograma em cada uma das etapas feitas.

Preparo e resultados

Para a realização do Tilt-test, o paciente não necessita ser internado previamente, mas precisa estar em jejum por cerca de quatro horas antes do procedimento. Também é necessário levar exames como Holter, teste ergométrico ou ecocardiograma para saber as condições cardíacas e sistólicas antes de começar o exame.

Já o resultado costuma ser identificado na hora, sendo o diagnóstico positivo ou negativo, de acordo com as alterações analisadas pelo médico ao decorrer do exame. Ele irá apontar medidas como a frequência dos batimentos cardíacos, da pressão e de sintomas ligados aos desmaios, como tontura e enjoo.

Fonte: Dr. João Vicente da Silveira, cardiologista e médico do Hospital Sírio Libanês.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite