Exame de sangue pode identificar Alzheimer antes dos sintomas

Saúde
12 de Agosto, 2020
Exame de sangue pode identificar Alzheimer antes dos sintomas

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa onde ocorre uma deterioração das funções cerebrais, como perda de memória e da linguagem. Essa condição está entre as principais causas de morte nos Estados Unidos. Mas, de acordo com um estudo promovido pela Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, um simples exame de sangue pode identificar a doença antes dos sintomas surgirem. 

O que dizem os estudos

Uma característica do Alzheimer é o acúmulo de placas de uma proteína chamada beta-amiloide no cérebro. Ademais, esta proteína é tóxica e também pode causar demência. 

Os pesquisadores focaram nos exames de sangue para detectar o acúmulo dessa proteína, pois são mais baratos e de fácil acesso. Desse modo, em pesquisas feitas anteriormente, foi comprovado que essas placas podem ser identificadas com exames de sangue para proteínas beta-amiloides específicas. Recentemente, em outro estudo, os pesquisadores identificaram uma outra proteína que também está associada à doença, chamada tau.

Leia também: Fatores de risco para demência podem ser detectados em jovens

De acordo com os autores da pesquisa atual, as proteínas tau estão normalmente presentes no líquido cefalorraquidiano que envolve o cérebro e a medula espinhal de uma pessoa com doença de Alzheimer.

Essas proteínas levam o líquido cefalorraquidiano para a corrente sanguínea e podem ser detectadas em um exame de sangue, na teoria.

Assim, os pesquisadores analisaram as imagens do cérebro e amostras de sangue de 34 pessoas: sendo 19 pessoas sem a proteína amilóide em seus cérebros, cinco com amilóide, mas sem sintomas cognitivos, e dez com amilóide e sintomas cognitivos.

Por fim, com base nos dados coletados, um tipo específico de proteína tau está correlacionado com a quantidade de proteínas amilóides no cérebro de uma pessoa. Ou seja, quando alguém tem essa proteína no cérebro, a probabilidade de ter a proteína tau no sangue pode aumentar até três vezes.

No entanto, para afirmar com clareza, é necessário mais pesquisas que comprovem a possibilidade de descobrir Alzheimer antes que os sintomas apareçam.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante