Tilápia: Propriedades e benefícios do peixe branco
A tilápia é um dos peixes mais consumido no mundo e, apesar de ser nativa das águas doces do continente africano, hoje é muito presentes nos rios toda a América, desde o norte até o sul do continente. Sua criação pode ser feita também em aquários e essa é uma espécie que se reproduz facilmente.
É um peixe rico em proteína, vitaminas e ácidos graxos, como o ômega-3. Também comercializado sob o nome de saint peter, possui carne branca e é mais acessível que outros peixes – a exemplo, costuma custar menos que o salmão. Por isso, é uma boa adição em qualquer dieta.
Benefícios da tilápia
Ganho de massa magra
Uma porção de 100 g de tilápia possui cerca de 25 gramas de proteínas. Ou seja, esse é um alimento altamente proteico. Por isso, é excelente para a recuperação muscular e hipertrofia (ganho de massa magra). É por esse motivo que a tilápia é tão comum na alimentação de atletas.
Leia mais: Melhores peixes para incluir na dieta
Facilita o emagrecimento
Além de ser repleta de proteína, a tilápia possui uma quantidade muito baixa de carboidratos e uma quantidade menor ainda de gorduras. Assim, pode ser um grande aliado de uma dieta de emagrecimento e perda de gordura corporal.
Protege a saúde do coração
Não só, é uma excelente fonte de bom colesterol (HDL). Uma porção de tilápia (aproximadamente 100 g) possui cerca de 5 0mg de HDL. Isso ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) no corpo e, assim, beneficia a saúde cardiovascular.
Leia mais: As melhores proteínas para a saúde do coração
Bom para a saúde do cérebro
É um peixe rico em ácido DHA, um ácido graxo do tipo ômega-3. Em suma, o DHA beneficia a saúde do cérebro de forma, protegendo da ação degenerativa de radicais livres. E mais: o DHA é especialmente para mulheres grávidas, pois é excelente para a saúde e formação do feto.
Leia mais: Ômega-3 na gravidez: Saiba porque é importante
Como consumir a tilápia
- Assada, grelhada, gratinada, ensopada ou frita;
- Com massas ou risoto;
- Em saladas;
- Ceviche.