Teste ergométrico: o que é, preparo e como é feito
Nos check-ups cardiológicos é supercomum que o médico peça o teste ergométrico entre os exames, mas afinal, o que é e para que serve? Esse exame testa o esforço de cada pessoa, fornecendo resultados com uma avaliação profunda do funcionamento cardiovascular quando exposto a atividades físicas gradualmente crescentes.
Leia também: Hemograma completo: para que serve e como o exame é feito
Para que serve
O teste ergométrico serve para o diagnóstico e avaliação da doença arterial coronária, capacidade funcional cardiorrespiratória, arritmias, anormalidades de pressão e isquemia miocárdica. Ou seja, o teste também faz a avaliação de sopros no coração, sinais de falência ventricular esquerda e outras disfunções.
Esse exame é recomendado em vários casos, sendo alguns deles check-ups, avaliação de tratamentos de médicos e evolução clínica e até mesmo o funcionamento de dispositivos implantados.
Como é feito o teste ergométrico
O teste ergométrico é feito em uma esteira. Assim, o paciente é posicionado no aparelho com diversos eletrodos espalhados pelo corpo. Então, o responsável pelo exame inicia a esteira em uma velocidade tranquila, como a de uma caminhada.
Conforme o tempo no aparelho, o grau de intensidade e dificuldade vai aumentando. Por exemplo, as esteiras vão se inclinando, simulando subidas. Dessa forma, é possível medir quanto cada paciente aguenta, como fica o corpo, cansaço, etc.
Além disso, um aparelho de medição da pressão arterial fica no braço do paciente durante todo o exame para monitorar os valores da pressão. O paciente então corre até alcançar a exaustão ou o médico notar algum sinal que indique o término, como falta de ar, alteração na pressão arterial, etc.
Após o término, o paciente não deve sair imediatamente da esteira e depois que sair, deve se deitar por um tempo, para evitar mal-estar.
Preparo
- Não fazer o teste em jejum;
- Checar com o seu médico a necessidade de suspensão de remédios controlados;
- Realizar o exame com roupa confortável, de preferência, roupas esportivas;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Não praticar exercícios físicos;
- Não usar hidratantes e sabonetes cremosos;
- Não fumar 2 horas antes.
Pós-exame do teste ergométrico
- Ao tomar banho, não usar cremes, gel ou pomadas no corpo;
- Não fumar 1 hora depois;
- Não expor o tórax ao sol até 72 horas do exame (por conta dos eletrodos, a pele pode ficar irritada).
Contraindicações do teste ergométrico
Pacientes gestantes, com embolia pulmonar, enfermidade aguda, febril ou grave, limitação física ou psicológica, distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos não corrigidos e intoxicação medicamentosa não devem fazer o teste ergométrico.
Casos de insuficiências valvares graves, taquiarritmias, bradiarritmias e arritmias ventriculares complexas devem ser avaliados pelo médico para haver ou não a liberação.