Tendências fitness: Saiba quais são as principais para 2020

18 de novembro, 2019

Se você gosta de tendências e, principalmente, se for do mundo fitness, ou deseja começar uma rotina de atividades físicas no próximo ano, essa dicas são perfeitas.

O periódico especializado Health & Fitness Journal publicou um estudo sobre quais serão as apostas de tendências fitness para 2020. O intuito dessa pesquisa não é divulgar produtos, serviços, equipamentos, aparelhos de ginástica, etc. Mas sim, incluir novas tendências que tenham algum efeito positivo na vida das pessoas. 

Principais tendências fitness para 2020

Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Esse tipo de exercício, geralmente envolve exercícios de alta intensidade, seguidos por um curto período de descanso. Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão. Aqueça 5 minutos pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico. Em seguida, execute cada exercício por 30 segundos sem parar. Repita a rodada até completar os 20 minutos da aula. No final, volte à calma com um relaxamento de 5 minutos.

Leia também: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura

Treinamento em grupo

As aulas em grupo são projetadas para serem sessões motivacionais eficazes para diferentes níveis de condicionamento físico, com instrutores ensinando muitos tipos de aulas e equipamentos, desde aulas de cardio e ciclismo indoor à aulas de dança e step.

Leia também: Zumba: Mistura de aula e dança queima até mil calorias

Treinamento individual personalizado

Tal treinamento é pensado para cada indivíduo e pode ser feito em qualquer lugar. O treino é conseguido de forma online e pode ser concluído em casa ou na academia do trabalho, por exemplo. Também inclui testes de condicionamento físico e estabelecimento de metas, com a atenção do treinador voltada para o cliente. Assim, ele irá prescrever os exercícios específicos para as necessidades e objetivos de cada pessoa. 

Treinamento com peso corporal 

É usado uma combinação de treinamentos com pesos variáveis ​​de resistência corporal e movimentos neuromotores, empregando vários planos de movimento. O treinamento usando o peso do próprio corpo utiliza equipamentos mínimos, ou seja, uma maneira barata de se exercitar e com eficiência. 

Exercícios para redução de peso

A maioria dos programas de dieta incorpora algum tipo de programa de exercícios na rotina diária de restrição calórica, acrescentando o gasto calórico da atividade física.

Leia mais em: 3 exercícios físicos para perder peso

Atividades ao ar livre

Atividades ao livre como caminhadas e passeios em grupo, exercícios nos parques, e até mesmo yoga estão se tornando cada vez mais populares. Podem ser eventos curtos, de um dia, ou planejados durante uma semana, como por exemplo uma trilha.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.