Como deixar sua casa mais tranquila e confortável em 2022

28 de janeiro, 2022

Cores, texturas e estilos contribuem não só para para deixar o lar mais bonito, mas também para o bem-estar e aconchego. O ano novo vem com novas expectativas, planos e a busca por inspiração para o novo ciclo. Portanto, nada melhor do que deixar a sua casa mais tranquila e confortável, não é mesmo?

Praticidade, conforto, mais contato com a natureza e, acima de tudo, bem-estar estão entre as marcas registradas para deixar a casa mais tranquila em 2022. Diante da pandemia da Covid-19, a sociedade como um todo aprendeu a passar mais tempo em casa e as novas tendências devem refletir essa fase.

Leia também: Tendências de bem-estar para 2022: o que você precisa saber

“Com mais tempo em casa, a busca pelo conforto se tornou essencial. Além disso, as pessoas têm buscado mais funcionalidade. Por isso, as ideias de decoração trazem praticidade para todos os ambientes do lar, com o objetivo de promover uma sensação de aconchego para os moradores”, explica Pamela Paz, CEO da Tuim, empresa de móveis por assinatura.

Confira tendências para deixar o seu lar mais confortável e tranquilo em 2022:

Quanto mais conforto, melhor

A ideia é dispor de ambientes que sejam funcionais e confortáveis, mas sem excesso de informação e objetos. Isto é, mantenha apenas o que é realmente necessário para sua rotina.

Deixe a luz entrar

A luz natural não é apenas um estimulante instantâneo do humor, mas também pode ser benéfica para a conta bancária. Ela reduz os custos de energia com iluminação atificial e economiza dinheiro. Permita que a luz entre no quarto para ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além aumentar o sistema imunológico naturalmente.

Elementos da natureza para deixar sua casa mais tranquila

A valorização de materiais naturais, como palha, madeira, entre outros, permanece em destaque nas decorações de 2022, principalmente no uso de formas e cores orgânicas.

Flores e cores terracota são ótimas para trazer a natureza para dentro de casa e proporcionar um ar mais fresco e alegre. Use e abuse de uma decoração mais autêntica.

Aposte na aromaterapia para deixar sua casa mais tranquila

Personalize o cheiro do quarto para criar um ambiente confortável e revigorante. A aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual. Através do olfato, as propriedades de cada óleo chegam ao sistema nervoso, que responde pelas emoções, estimulando o cérebro a iniciar ou inibir a produção de hormônios e secreções. 

Não esqueça as plantas

Planta geralmente dá vida ao espaço. Assim, é uma maneira rápida de animar. Elas purificam e umidificam o ar e ainda trazem bem-estar a quem convive com elas, sendo muito benéficas para a saúde física e mental. Por menor que seja seu espaço, é possível ter belas plantas em casa, inclusive em vasos.

Todos os ambientes podem receber plantas, inclusive banheiros. Contudo, é preciso tomar cuidado pois há plantas tóxicas, com espinhos e que podem provocar alergias. A dica é começar pelo simples, como samambaias ou suculentas. Pois, elas vivem em xaxins, como as tradicionais samambaias, ou pequenos vasos. 

O ideal é escolher plantas que funcionem na sua área e rotina. Se você tem medo de não se lembrar de regá-las com frequência, opte pelas suculentas ou cactos.

Fonte: Pamela Paz, CEO da Tuim, empresa de móveis por assinatura.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.