Sem tempo para os exercícios? 15 minutos por dia já ajudam a emagrecer

Bem-estar Movimento
19 de Outubro, 2021
Sem tempo para os exercícios? 15 minutos por dia já ajudam a emagrecer

Se o seu objetivo é emagrecer, reservar 15 minutos do seu dia para a prática de atividades físicas pode ser suficiente para atingir a meta. De acordo com os profissionais de educação física Bruno Frantz e Amanda Borges, já existem centenas de evidências científicas mostrando que esse tempo de exercício, em uma frequência de três a cinco vezes por semana, traz resultados excelentes. Além disso, quando o treinamento é bem montado, os efeitos são potencializados e aparecem mais rapidamente do que uma hora de treinos de baixa intensidade.

Leia também: Como definir o corpo: Treino para emagrecer e dicas

Tempo de exercício realmente conta?

Um estudo, publicado no Journal of Diabetes Research, comparou os efeitos de dois tipos de treinamentos na redução das gorduras visceral e abdominal de mulheres obesas: o treino contínuo prolongado de intensidade moderada (MICT) e o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Um grupo foi submetido ao treinamento de intensidade moderada e de longa duração (1 hora) por 12 semanas. Já o segundo, por outro lado, realizou o treinamento intervalado de alta intensidade (15 minutos). Assim, os resultados mostraram perda de gordura corporal em ambos os treinamentos. Mas apontaram na modalidade HIIT uma redução 32% maior de gordura abdominal e visceral quando comparada à outra modalidade.

“Essa estratégia se mostra altamente eficaz por aumentar o gasto calórico em repouso, trazendo mais resultados em menos tempo”, destaca Bruno. Desse modo, diferentemente de atividades comuns de longa duração, é possível alcançar a queima de mais de 450 calorias extras mesmo horas após o esforço.

Leia também: Emagrecer com treinos curtos é possível?

Treino para emagrecer

“A maneira mais eficaz de dizer adeus aos quilos extras, na verdade, é combinando as atividades físicas com hábitos saudáveis. Exercícios cardio ou aeróbicos de alta intensidade são aqueles que deixam você sem fôlego para falar frases completas. Apenas 15 minutos é a duração desse tipo de treino, e a maioria das pessoas não gostaria de demorar muito mais do que isso”, detalha Amanda.

Ou seja, de nada adianta um treino intenso, se ele não estiver combinado com outras variáveis, como alimentação adequada, sono em dia, hidratação, entre outros. Afinal, é necessário estar em déficit calórico (isto é, queimar mais calorias do que consumir) para que haja a perda de gordura.

Os especialistas ressaltam, aliás, que é importante garantir que cada movimento envolva o maior número possível de músculos para queimar ainda mais calorias. “Atividades para todo o corpo (burpees, agachamentos com sobrecarga e flexões), por exemplo, exigem de vários grupos musculares, tornando-os perfeitos para eliminar gordura”, conclui Bruno Frantz.

Fontes: Bruno Frantz e Amanda Borges, profissionais de educação física do Dietamente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado