Tempestade tireoidiana: a grave complicação do hipertireoidismo

Saúde
11 de Janeiro, 2023
Tempestade tireoidiana: a grave complicação do hipertireoidismo

Provavelmente você já ouviu falar sobre hipertireoidismo, pois é uma condição muito comum. Mas e sobre a tempestade tireoidiana? Essa é uma complicação aguda da primeira doença, e pode causar risco de vida. 

Também conhecida também como ‘crise tireotóxica’ (CT), a tempestade tireoidiana é uma complicação aguda do hipertireoidismo que causa risco de vida, devido à tireotoxicose. De acordo com o Dr. Odilon Denardin, endocrinologista e consultor médico do Labi Exame, é importante o diagnóstico e tratamento precoce para reduzir os seus riscos e complicações.

Sintomas

A tempestade tireoidiana é caracterizada pela secreção aguda e em grandes quantidades de hormônios tireoidianos. Assim, os sintomas costumam ser bem semelhantes ao do hipertireoidismo, mas são súbitos, graves e extremos. Portanto, veja alguns deles abaixo: 

  • Taquicardia
  • Febre alta
  • Sudorese
  • Tremedeira
  • Agitação e inquietação
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia
  • Dores abdominais
  • Inconsciência

Leia também: Autoexame da tireoide: Por que e como fazer?

De acordo com a Dra. Ludmila Pedrosa, endocrinologista pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria, também pode surgir edema (inchaço) das pernas, dificuldade para respirar, exoftalmia (olhos mais proeminentes), diarreia e bócio (aumento da glândula tireoide).

Quais são as causas da tempestade tireoidiana?

Apesar de ser uma condição rara e de surgimento abrupto, estudos indicam que pessoas com hipertireoidismo (diagnosticado ou não) e com tratamento inadequado têm maior risco de desenvolver tempestade tireoidiana. 

Sendo assim, o Dr. Odilon ressalta que esse risco aumenta quando esses pacientes são expostos a: 

  • Trauma
  • Cirurgia
  • Sofrimento emocional grave
  • Derrame
  • Cetoacidose diabética
  • Insuficiência cardíaca
  • Embolia pulmonar

O diagnóstico se baseia na clínica (sinais e sintomas descritos acima) e se confirma com exames laboratoriais. A dosagem de hormônios tireoidianos é elevada, com supressão do TSH (característico do hipertireoidismo), mas não há necessariamente uma correlação do grau de alteração dos exames com a gravidade do quadro”, explica a Dra. Ludmila. 

Como é feito o tratamento e quais os riscos dessa condição? 

O Dr. Odilon ressalta que, quando não tratada, a tempestade tireoidiana pode ser fatal, causando insuficiência cardíaca, arritmias ou falência múltipla de órgãos. “Além disso, seus efeitos colaterais podem afetar a saúde neurológica e respiratória após o quadro de melhoria”, diz.

Geralmente, o tratamento dessa condição é feito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto com medicamentos para barrar a produção excessiva de hormônios tireoidianos (drogas antitireoidianas), quanto com outras medicações que focam estabilizar as consequências dessa disfunção hormonal. 

“Na maioria das vezes, é preciso internar o paciente em unidade de tratamento intensivo, e o tratamento é basicamente o mesmo para o hipertireoidismo comum. Mas as doses dos medicamentos são bem mais altas”, explica Dra. Thais.

Por fim, em casos mais graves pode ser necessária intubação para garantir uma boa respiração. Além disso, o médico pode sugerir cirurgia para retirar a tireoide quando não há uma resposta adequada e rápida ao tratamento.

Fontes: Dr. Odilon Denardin, endocrinologista e consultor médico do Labi Exames; Dra. Ludmila Pedrosa, endocrinologista pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

5 plantas que afastam
Saúde

5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Uma estratégia simples contra a dengue envolve o cultivo de plantas aromáticas em casa. Veja 5 opções

Quem não pode tomar vacina da dengue
Saúde

Quem não pode receber a vacina da dengue?

Faltam testes sobre a segurança e eficácia da vacina em determinados públicos; veja quais são

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue