Tamarindo: Propriedades e benefícios da fruta

Alimentação Bem-estar
09 de Junho, 2020
Tamarindo: Propriedades e benefícios da fruta

O tamarindo é uma fruta exótica do Oriente, nativa da Índia. Por isso, seu nome significa “tâmara da Índia”. Altamente nutritiva, faz parte do grupo das oleaginosas e possui muitas propriedades terapêuticas. Mas, apesar de ser mais comum no Nordeste, a fruta está presente em diversas regiões do Brasil e é facilmente reconhecida por sua forma de vagem, com cerca de 10 sementes internas.

Entre suas propriedades, destacam-se as vitaminas, em especial a C e as do complexo B. Além disso, grande quantidade de fibras.

Benefícios do tamarindo

Combate a constipação

A constipação, também chamada de prisão de ventre, não é um problema incomum. Geralmente, a causa da dificuldade de funcionamento do sistema intestinal deve-se à baixa ingestão de fibras. Por isso, colocar o tamarindo na dieta pode ajudar.

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Fortalece os ossos

Além das fibras, a fruta contém grande quantidade de cálcio, mineral essencial para a saúde, força e densidade óssea. Assim, é uma boa opção de alimento para garantir a força dos ossos e evitar problemas como a osteoporose.

Leia também: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Previne inflamações e mantém a pele jovem

Rico em antioxidantes, o tamarindo age como um anti-inflamatório natural. Sendo assim, combate processos inflamatórios que podem prejudicar o organismo, como a ação de radicais livres. Ou seja, os radicais livres provocam o que é conhecido como estresse oxidativo, o que pode acarretar em doenças degenerativas graves como o câncer e Alzheimer, além de também provocar o envelhecimento precoce da pele. Portanto, consumir essa fruta beneficia o corpo de muitas maneiras.

Previne a anemia

Além do cálcio, outro mineral muito presente na composição da fruta é o ferro. Assim, quando o corpo apresenta deficiência desse mineral, é possível que haja um diagnóstico de anemia, condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis.

Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Como consumir o tamarindo

  • In natura – somente a polpa;
  • Como tempero;
  • No preparo de molhos;
  • Geleias e doces;
  • Por fim, sucos e vitaminas;

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas